sábado, 26 de maio de 2012

Primeira Marcha das Vadias em Alagoas - 17 de junho

Descrição da Imagem: desenho do colo e do ventre nus de uma mulher. Fundo vermelho. 
No centro, cobrindo o ventre, as informações da marcha das Vadias em Alagoas em letras azuis

Está marcada para o próximo dia 17 de junho a realização da primeira "Marcha das Vadias" em Maceió. O evento está programado para as 10h no com Saída do alagoinha.

O estado de Alagoas (2º colocado em crimes contra a mulher no Brasil) levará às ruas sua primeira Marcha das Vadias. O ato pretende reunir todas as pessoas que se identifiquem com a causa, não tendo um caráter de participação única de mulheres.

O movimento se autointitula Marcha das Vadias e é uma articulação internacional que começou no Canadá quando um policial declarou que se as mulheres não se vestissem como vadias, elas não seriam estupradas. Desde então, mulheres e homens do mundo inteiro saem às ruas com o corpo à mostra pregando que independente da opção de roupa ou de atitude, as vontades individuais devem ser respeitadas. Acreditam que uma roupa curta não é um convite ao ato sexual, é uma manifestação pessoal. 

A Marcha das Vadias ou Marcha das Vagabundas (em inglês: slutwalk) iniciou-se em 3 de abril de 2011 em Toronto no Canadá e desde então tornou-se um movimento internacional realizado por diversas pessoas em todo o mundo. A Marcha das Vadias protesta contra a crença de que as mulheres que são vítimas de estupro pediram isso devido as suas vestimentas. As mulheres durante a marcha usam roupas provocantes: como blusinhas transparentes, lingerie, saias, salto alto ou apenas o sutiã.

Em janeiro de 2011, ocorreram diversos casos de abuso sexual em mulheres na Universidade de Toronto. Dai então o policial Michael Sanguinetti fez uma observação para que "as mulheres evitassem se vestirem como vadias (sluts, no inglês original), para não serem vítimas". O primeiro protesto levou 3000 pessoas às ruas de Toronto.

Já ocorreu em Toronto, Los Angeles e Chicago, Buenos Aires e Amsterdã,dentre outros lugares. No Brasil já ocorreu em São Paulo, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Pelotas entre outras.

A primeira Marcha das Vadias no Brasil ocorreu em São Paulo em 4 de junho de 2011, organizada pela publicitária curitibana Madô Lopez. Após o anúncio do evento com a criação de uma página no Facebook, mais de 6000 pessoas confirmaram presença no evento. No entanto, diferentemente das versões em outros países, somente cerca de 300 pessoas compareceram, de acordo com a contagem da Polícia Militar. Neste mesmo ano iniciou-se a manifestação no Recife e Brasília. De acordo com a antropóloga Julia Zamboni, o movimento é feito por feministas que buscam a igualdade de gênero. “Ser chamada de vadia é uma condição machista. Os homens dizem que a gente é vadia quando dizemos 'sim' para eles e também quando dizemos 'não'”, afirmou. “A gente é vadia porque a gente é livre”, destacou. No Brasil, a marcha também chama atenção para o número de estupros ocorridos no país. Por ano, cerca de 15 mil mulheres são estupradas.

Fonte: 4 Cantos e Winkipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails