quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Download gratuito - Livro Acessibilidade na Web, de Jalves Nicácio.

É com alegria que noticio que o livro do alagoano Jalves Nicácio, Acessibilidade na Web, está disponível para download, atingindo, assim,  mais um objetivo em seu desafio de poder ser lido por TODOS.
 
O arquivo está em PDF acessível e foi gentilmente cedido pelo autor, que pode ser contatado por meio de seu site,  que para ter acesso é só clicar aqui

Parabéns ao Jalves. E o Movimento Alagoano de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência em Alagoas agradece.

Seguem as palavras de Jalves, postadas em seu blog:
 
"Bom, pessoal, já passou da hora de liberar o download deste livro! Eu sei que algumas pessoas estavam aguardando esta liberação há algum tempo e não me pareceu justo fazê-los esperar ainda mais.
 
A única coisa que ainda me incomoda é que a versão que eu libero agora (em pdf) não é totalmente acessível para todas as pessoas. Este paradoxo irritante já me impediu de ter publicado o livro na Web alguns meses atrás.
 
Portanto eu decidi que, tão logo seja possível, vou disponibilizar aqui uma versão mais aberta em DOC ou HTML.
 
Por falar em pdf’s acessíveis, pedi para um amigo meu que é cego fazer uma análise no conteúdo do livro liberado em pdf e ele me deu a seguinte resposta:
…Também é totalmente acessível, só que neste arquivo, o adobe acrobate usa o suporte de acessibilidade integrado. É um recurso que o Adobe, tem, para dar suporte aos leitores de tela. Ele ajusta o arquivo para uma melhor fluência dos dados apresentados na página.  Porém esse recurso só funciona de fato quando o arquivo é produzido já de modo a permitir o acesso, ou seja, teoricamente já acessível. Acontece que, quando o suporte é utilizado, o deficiente pode navegar pelo arquivo, enquanto que sem esse módulo de acessibilidade do Adobe, isso não seria possível.
Mas sendo o adobe uma versão atual, o livro pode perfeitamente ser lido “ouvido” sem problema, com a navegação com as setas, no próprio Adobe.
Bom, não é a melhor solução do mundo, mas pelo menos já ajuda!!
Enfim, espero que gostem!!"

Para fazer download do livro Acessibilidade na web clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails