sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Museu flutuante leva cultura para as populações ribeirinhas em Alagoas

Dois artistas plásticos contemplando as belas paisagens do Rio São Francisco numa embarcação antiga não poderia acabar em outra coisa senão em arte. Diante de tamanha riqueza popular, os contemporâneos Dalton Costa e Maria Amélia Vieira tiveram a ideia inovadora de transformar esse barco em um museu itinerante.

O Museu Balanço das Águas – Galeria Karandash tem como principal finalidade a democratização da arte e a valorização do artista ribeirinho em seu próprio meio. É uma realização da Galeria com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e com o patrocínio do programa cultural do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Esse será mais um equipamento museológico no Sertão, com o diferencial da mobilidade, que vai possibilitar aos moradores dos municípios ribeirinhos o acesso ao acervo das artes plásticas e da cultura popular” destaca o Secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas.

Nesta terceira edição, o barco-museu percorrerá, em Alagoas, a Ilha do Ferro, em Pão de açúcar, Belo Monte e Traipu, além de dois municípios de Sergipe: Neópolis e Gararu. No próximo domingo (24), às 12h, no quintal da casa do saudoso artista Fernando Rodrigues da Ilha do Ferro, acontece a abertura do evento com a exposição Guardião de Memórias, em homenagem ao saudoso artista plástico, “achador” de artefatos arqueológicos e contador de causos.

A colorida e enfeitada embarcação partirá, na segunda-feira (25), em direção ao município de Pão de Açúcar. A saída será marcada por uma performance feita por artistas locais e filmada por Dalton Costa. Diante da paisagem vasta e desoladora do São Francisco, o barco surge como uma explosão de cores e sons, carregando em seu interior peças de diversos artistas populares. “O barco terá painel religioso, cataventos, carrancas, bordados e rendas das cidades de Entremontes, Penedo e Porto Real do Colégio. Além de banco de imagens e mostra de vídeo-documentários dos artistas ribeirinhos”, explica Maria Amélia.

A tripulação do barco-museu permanece dois dias em cada local para anunciar o evento e trazer a população para dentro do barco. Em parceria com artistas, o Museu também oferece oficinas de arte-educação para crianças e adolescentes da região. “É a atividade que mais chama a atenção, e é maravilhoso. Emocionei-me ao ver crianças gritando por mais tinta, a carência por cultura é grande.”, conta Maria Amélia.

Segundo ela, a proposta do barco-museu 2010 não para por ai, tendo em vista que a ideia é transformá-lo em um patrimônio público, um espaço para a realização de intercâmbio entre artistas locais, turistas e comunidade ribeirinha. “Estou também aguardando o próximo edital da Secretaria para fundar um ponto de cultura na região, em que o barco será o núcleo do projeto”, adianta.

O Museu Balanço das Águas também estará dia 26 em Neópolis e Porto da Folha (SE), dia 27 e 28 em Belo Monte, dias 29 e30 em Gararu (SE) e, entre os dias 31 e 1° de novembro, em Traipu.

Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails