sexta-feira, 22 de outubro de 2010

3º Seminário Jurídico Fazendo Direito, da Maurício de Nassau em Alagoas

A discussão sobre o papel da educação jurídica diante das novas demandas sociais será o tema geral do III Seminário Jurídico Fazendo Direito, que será aberto na noite desta quinta-feira (21/10), no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em Maceió. Promovido por alunos do 6º período de Direito da Faculdade Maurício de Nassau, o evento tem apoio da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL).

A conferência de abertura acontece às 19h30. O jurista Marcos Bernardes de Mello e o ex-presidente Nacional da OAB, Cézar Britto, falarão sobre a importância do Exame de Ordem, abordando sua evolução e tendências.

A programação prossegue na sexta-feira (22/10), às 9h, com palestra do conselheiro federal da OAB e presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB, Rodolfo Geller, abordando o tema “A educação Jurídica no Brasil dogmatizado”. Em seguida, às 10h, haverá debate sobre educação jurídica, com a participação do ouvidor-geral da OAB Nacional, Henri Clay, e de Inácio Feitosa, dirigente da Faculdade Maurício de Nassau e integrante da Escola Nacional de Advocacia (ENA).

Na tarde de sexta-feira, a partir das 15h, o professor Everaldo Gaspar fará palestra sobre a reforma do Código de Processo Civil. A palestra seguinte será do presidente da OAB/AL, Omar Coêlho de Mello, abordando o tema “Perfil do profissional da área jurídica no Século XXI”. Em seguida, será lançado o projeto “Dia da OAB”, que visa levar atividades da Ordem aos alunos de das faculdades de Direito.

À noite, a partir das 19h, após o lançamento do programa “Fórum de Desenvolvimento”, haverá sabatina dos candidatos ao governo do Estado Ronaldo Lessa (PDT) e Teotônio Vilela Filho (PSDB), tendo como debatedores os jornalistas Plínio Lins e Elias Ferreira.

FAZENDO DIREITO – Toda a renda obtida das inscrições para o Seminário será revertida para uma entidade social beneficiada pelo projeto Fazendo Direito, desenvolvido por alunos da Maurício de Nassau. O projeto surgiu em outubro de 2009 para tentar melhorar, de alguma forma, a realidade da vida das pessoas esquecidas pela sociedade. Entre as entidades já beneficiadas estão o Abrigo Luiza de Marillac, que cuida de 35 idosas, e o Lar da Menina, que cuida de 50 meninas que vivem em situação de risco. Desta vez, serão beneficiados 35 dependentes químicos que passam pelo processo de recuperação na Comunidade Terapêutica Desafio Jovem.

Os alunos também se mobilizam para distribuir roupas aos moradores de rua de toda a Maceió e nas enchentes de junho, levaram cinco toneladas de alimento, roupas, água potável e móveis, diretamente para vítimas de quatro cidades alagoanas.

Fonte: OAB/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails