segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Inscrições gratuitas para os cursos do Centro de Belas Artes

Agora só não entra na dança quem não quer. É possível também fazer parte das aulas de piano, violão, teclado, percussão, artes plásticas e muito mais. A partir desta terça-feira (9), o Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte) abre inscrições gratuitas para os mais de vinte cursos disponíveis no local. Essa primeira etapa é para os alunos que já são da casa.

Criado há 27 anos, o Cenarte é um equipamento da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que visa a promoção do acesso aos bens culturais. No espaço, são realizadas oficinas e cursos de capacitação de artistas, técnicos e produtores de arte e cultura da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Pontão de Cultura Guerreiros de Alagoas.

“Dentro dos projetos de descentralização de bens culturais, é fundamental que as aulas sejam oferecidas gratuitamente à comunidade. Queremos que cada aluno seja um multiplicador do aprendizado. A educação em artes é esperança para que vários jovens saiam da desocupação”, disse Catarina de Labouré, coordenadora do Pontão de Cultura.

O Pontão funciona como um articulador de atividades junto à população. Em 2009, o Pontão realizou 17 oficinas como arte digital, fotografia, violino, pandeiro, entre tantos outros segmentos da arte e cultura. Para este ano, já estão abertas as inscrições para as seguintes turmas: artesanato criativo, frevo, pandeiro e confecção de instrumentos.

No entanto, são as aulas permanentes de ballet clássico que mais despertam interesse. Para o ano de 2010 estão previstas 13 turmas, sendo quatro para iniciantes — crianças de 7 a 13 anos. No comando das aulas, três experientes bailarinos: Verônica Inojosa, Rosália Souza e Luis Carlos Santos.

“O ballet é ótimo. Eu mantenho meu corpo em forma e fico com uma postura correta. Quero ser uma bailaria profissional”, disse a jovem Bianca Dias, aprendiz.

As inscrições para alunos da casa vão até o dia 22 de fevereiro. Em seguida, começam as matrículas para os novatos. O Cenarte fica na Rua Pedro Monteiro, bem no Centro de Maceió. Informações sobre horários de aulas e outras modalidades de cursos e oficinas pelo telefone (82) 3315-7871.

Fonte: Gazetaweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails