sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Uma dica de leitura para quem pesquisa sobre deficiência

Não conheço o autor pessoalmente. Mas conheço suas obras e sou fã do seu trabalho. Nos livros de Emílio Figueira, além da história em si - que já vale à pena - o conteúdo sobre deficiência e inclusão social é de extrema importância e de uma profundidade que não me lembro ter visto igual. Indispensável para quem se dedica a pesquisar o tema.


"Queridos Amigos,

Após vários anos ensaiando esse projeto, escrevi o meu livro de memórias, O CASO DO TIPÓGRAFO - Crônicas das minhas memórias".

Acaba de ser publicado pela Giz Editorial e pode ser encontrado tanto no site da editora www.gizeditorial.com.br, quanto na rede da Livraria Cultura, tendo uma versão em e-Book para pessoas com deficiencia visual ou àqueles que gostam de ler no computador. Abaixo há uma resenha sobre a obra.

Fico feliz por dividir mais essa obra com vocês e deixo um carinhoso abraço a todos!"

Emilio Figueira
Site: www.emililofigueira.com
Blog: http://blog.emiliofigueira.com


O CASO DO TIPÓGRAFO

Nesta autobiografia, Emílio Figueira narra ao longo de 224 páginas suas aventuras nas mais diversas situações e áreas de atuação. Após ter adquirido paralisia cerebral durante o seu nascimento no final dos anos 1960, conta-nos na primeira parte da obra como foram seus tratamentos em uma época em que a medicina da reabilitação dava os seus primeiros passos no Brasil. Aos onze anos, segunda parte, foi morar em uma pequena cidade de interior, onde teve o seu real desenvolvimento por meio de tantas aventuras e amizades, além de sua descoberta definitiva para o mundo das letras, principalmente para o jornalismo. Na terceira parte, fala como teve que se adaptar a viver numa cidade grande como Bauru, buscando o seu espaço profissional, vivendo longos anos dedicados às pesquisas científicas até chegar à conquista do diploma de psicólogo. Após voltar à residir em São Paulo, na quarta parte do livro, dedica-se há uma autoavaliação de sua trajetória até se decidir ser um futuro psicanalista. O cronista Ângelo Anccilotto, que assina o prefácio da obra, diz em certo trecho: “Em sua narrativa, Emílio não se poupa, revelando-se nas mais diversas situações, de sucesso ou de fracasso, de sonho ou de desencanto. Daí surge um livro encorpado, sem artificialidades, porque nossa alma é assim mesmo, enigma que faz conviver o acontecido e o imaginado, tendo ambos o mesmo poder traumático e o mesmo pé de realidade”.

SOBRE O AUTOR

Emílio Figueira têm dezenove obras editadas, 43 artigos científicos publicados no Brasil e exterior, autor de oito peças teatrais e alguns roteiros de filmes e televisão. Foi jornalista por dez anos, formou-se em Psicologia, pós-graduado em Educação e cursa Doutorado Profissional em Psicanálise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails