quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Unicamp digitaliza 100% do seu acervo de teses e dissertações.

Segundo matéria publicada pela Ascom da UFPE, "com o total de 30.871 teses e dissertações em sua Biblioteca Digital, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se tornou a primeira universidade brasileira a ter 100% dessa produção em formato eletrônico e com acesso livre pela internet".
O serviço já se encontra disponível desde 2004. É suficiente que se efetue o cadastro no site da Universidade, para assim colaborar com o levantamento e estatísticas da utilização do serviço.

“Até o momento foram 4,3 milhões de downloads. A maior média é da área de humanidades e artes, com 1,6 milhão de downloads e 7.705 teses, média de 217 cópias por pesquisa. A média geral, considerando todas as áreas, é de 143 downloads por tese”, disse Luiz Atílio Vicentini, coordenador da Biblioteca Central Cesar Lattes e do Sistema de Bibliotecas da Unicamp.
Já passa de 20 milhões, as visitas ao site.

Em 2005 houve um "boom" nos acessos. Isso ocorreu em razão de o serviço ter sido indexado para o Google. “De 1 milhão naquele ano, a quantidade de visitas foi para mais de 3 milhões em 2006; em 2008 foram 6,5 milhões de acessos e, este ano, já temos mais de 5 milhões. Registramos picos de 30 mil visitas por dia”, disse Vicentini ao portal da universidade.
"De acordo com o coordenador, há mais de 800 mil usuários cadastrados. O último levantamento apontou quase 24 mil downloads por usuários de 73 países, com destaque para Espanha e Portugal".
Segundo a matéria, o estudo mais acessado, intitulado "O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula", foi apresentado por Regina Célia Grando na Faculdade de Educação e teve até o dia 13 de outubro 8.485 downloads e 43.784 visitas.
Mais informações acesse
http://libdigi.unicamp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails