quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mestrando defende dissertação sobre dispositivo de tecnologia assistiva.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPE apresentou, hoje (29), no CTG, a defesa de Dissertação de Mestrado Acadêmico “Desenvolvimento de um Dispositivo de Tecnologia Assistiva - Baseado no Processamento em Tempo Real de Imagens do Globo Ocular”, do aluno Tiago Figueiredo Vieira, sob orientação do professor Eduardo Fontana, do Departamento de Eletrônica e Sistemas da UFPE.
Resumo
Nesta dissertação, são investigadas algumas técnicas de rastreamento ocular para o desenvolvimento de um dispositivo de tecnologia assistiva simples e de baixo custo, para indivíduos com deficiências motoras severas. O dispositivo desenvolvido permite que o usuário controle a posição e acione o botão de um mouse de computador com seus movimentos oculares o que abre a possibilidade para aqueles indivíduos, vítimas de doenças degenerativas do sistema nervoso ou de acidentes vasculares cerebrais, com quase ou nenhuma liberdade de movimento dos membros e/ou da cabeça, exercerem alguma atuação no mundo a sua volta e comunicação com outras pessoas.
Os sistemas desenvolvidos utilizam webcams de baixo custo e iluminação do objeto com LEDs infravermelhos. Algumas técnicas de detecção de formas e de calibração de câmeras foram investigadas para localização, em tempo real, da pupila do globo ocular de um indivíduo.
Os algoritmos de processamento de imagens desenvolvidos para funcionamento da interface foram implementados inicialmente em Matlab® e posteriormente em C, este permitindo obter ganho substancial em velocidade de processamento. Foi desenvolvida uma primeira configuração de dispositivo de tecnologia assistiva, em formato de armação de óculos, que funciona sem necessidade de re-calibração, desde que o usuário permaneça com a cabeça imóvel. São também descritos resultados preliminares obtidos no âmbito de desenvolvimento de uma segunda configuração de dispositivo, para uso remoto, que permite rastrear os movimentos oculares independentemente dos movimentos da cabeça do indivíduo.
Mais informações
Professor Eduardo Fontana(81) 2126.8968
Skype: edu.fontana
Fonte: Ascom UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails