sexta-feira, 12 de outubro de 2007

1º CONCURSO DE DESENHOS DA ADEFAL: “EU RESPEITO ÀS DIFERENÇAS”

1. O concurso de desenhos “Eu respeito às Diferenças” é organizado pela ADEFAL – Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas, e é voltado aos estudantes matriculados no Ensino Infantil e Fundamental das instituições de ensino de Maceió, que aderirem ao Projeto EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE: APRENDENDO DESDE CEDO A RESPEITAR AS DIFERENÇAS (Uma proposta de sensibilização nas escolas para a inclusão social da pessoa com deficiência).
2. O referido projeto faz parte do programa “O Direito de Saber”, de iniciativa da ADEFAL, que engloba diversas iniciativas de cunho educativo, voltadas à sensibilização e informação da sociedade acerca dos direitos das pessoas com deficiência. Nesta etapa, o público alvo são os alunos do ensino fundamental da rede privada de educação.
3. O concurso será dividido em três categorias: a) alunos do Jardim e Alfabetização; b) alunos da 1ª e 2ª séries; c) alunos a 3ª e 4ª séries. Os alunos do maternal, poderão ser incentivados a participar das atividades, como do projeto de educação inclusiva, mas sem que os trabalhos desenvolvidos concorram no concurso.
4. Como prêmio, os estudantes vencedores até o terceiro lugar, de cada uma das categorias terão seus trabalhos expostos no Encontro Nacional da ONEDEF – Organização Nacional das Entidades de Deficientes Físicos, a ser realizada entre 6 e 9 de dezembro/2007, no Hotel Matsubara, sempre com a identificação do autor e sua classificação.
5. Na ocasião, na solenidade de abertura a ser realizada na noite de 06/12/2007, os vencedores, até o terceiro lugar, em suas categorias, serão aclamados vencedores, recebendo medalha e o primeiro lugar de cada categoria recebendo troféu. Com os dizeres “Eu respeito às diferenças”. Os seus professores também serão homenageados com medalhas e troféus.
6. Todos receberam certificado de participação nas atividades do programa “O Direito de Saber”, de fomento da cidadania e da inclusão social da pessoa com deficiência.
7. Os vencedores em cada uma das categorias ganharão um jogo educativo, de incentivo à inclusão social da pessoa com deficiência.
8. Com esta iniciativa, a ADEFAL pretende ampliar conhecimento sobre os direitos das pessoas com deficiência, contribuindo para o respeito à diversidade e a inclusão social da pessoa com deficiência.
9. Os trabalhos deverão ser originais (não valem cópias), de criação própria dos autores.
10. Os trabalhos deverão se inspirar no tema “Eu respeito às diferenças”. A imaginação é o que os estudantes devem usar para participar do concurso. Os professores deverão promover reflexão e debates em suas salas, a fim de estimular a criatividade dos alunos para a realização dos trabalhos.
11. Os desenhos devem ser realizados em folhas simples de papel (formato A4 - 210 x 297 mm) e enviados à Secretaria de sua Escola até o dia 16/11/2007 (sexta-feira). Serão recolhidos por representantes designados pela entidade no dia 19/11/2007 (segunda-feira).
12. Os trabalhos poderão ser pintados, a critério do autor, com lápis de cor, giz cera ou tinta guache. Não valerão colagens e nem massa de modelar. Os trabalhos não poderão ser emoldurados.
13. Cada participante poderá enviar apenas um desenho.
14. Cada ilustração deverá ter, no seu verso, o nome do autor, data de nascimento, endereço com CEP, telefone e nome da professora.
15. A comissão julgadora dos trabalhos será formada por três profissionais do setor, sendo um ligado à área das artes, um ligado à área da inclusão social e o terceiro uma pessoa com deficiência integrante da ADEFAL.
16. Os trabalhos não serão devolvidos e poderão ser publicados a título de divulgação, sempre com a identificação do autor e a menção do concurso a que se refere, bem como sua classificação, caso esteja entre os três primeiros de sua categoria.
17. Os vencedores serão informados por meio da direção da escola em que sejam matriculados, no dia 03/12/2007 (segunda-feira).
18. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão julgadora cujas decisões serão definitivas e irrecorríveis.
19. A Comissão do concurso tem a seguinte composição: Roseane Cavalcante (pela ADEFAL), Rita Mendonça (Idealizadora do concurso, e que avaliará a pertinência da obra com o tema proposto) e Emanuel Galvão (Professor de Artes).

2 comentários:

  1. Gostei muito de seus artigos, pois sou bacharel em direito e todo conteúdo a mais só contribui para melhor.

    Marcelo Silva Tenório

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Marcelo.
    Bom saber que o que acredito e luto tem valor.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails