sexta-feira, 12 de outubro de 2007

ATIVIDADE INTEGRANTE DO PROJETO “O DIREITO DE SABER”
EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE: “EU RESPEITO ÀS DIFERENÇAS”
(Uma proposta de sensibilização nas escolas para a inclusão social da pessoa com deficiência)
PRIMEIRA ETAPA – ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL

O Censo Demográfico realizado no ano 2000 apontou dados significativos com referência ao número de pessoas que no Brasil ostentam algum tipo de deficiência. São 24,5 milhões ou 14,5% da população do país, que habitam na sua maioria em área urbanizada, possuem escolaridade baixa e predominantemente pertencem ao gênero feminino. Ainda, segundo o Censo, 27,6% desse contingente são desprovidos de qualquer escolaridade e auferem, quando exercem alguma atividade, remuneração inferior à média percebida pelos demais brasileiros.

O desconhecimento das potencialidades das pessoas com deficiências e o preconceito, constituem as principais dificuldades, que impedem a inclusão social das pessoas com deficiência, na sociedade como um todo, principalmente nos espaços destinados à educação.

E não se trata, tão somente, de barreiras arquitetônicas, as que se levantam contra a sua cidadania e se impõem ao seu sagrado direito de relacionar-se com os demais seres humanos de forma saudável e natural. Há, ainda, as barreiras de comunicação e as de atitude. Estas, muito mais complexas do que escadas, portas estreitas e pisos irregulares, pois invisíveis aos olhos e baseadas em preconceitos e avaliações equivocadas, frutos do desconhecimento.

Com o desafio de superar as barreiras que impedem o acesso e a permanência da pessoa com deficiência nas escolas, a ADEFAL – Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas, através do Projeto “O Direito de Saber”, lança a campanha “Eu respeito às diferenças”, de educação pra a diversidade.

Trata-se de uma proposta de sensibilização nas escolas, a ser realizadas com alunos do ensino infantil e fundamental (até a quarta série), de inclusão social das pessoas com deficiência,. O objetivo é realizar visitas educativas nas escolas e outros ambientes de ensino, proporcionando ao seu corpo discente a oportunidade de conhecer, conviver e interagir com pessoas com deficiência, conhecer seus direitos e suas necessidades, em linguagem simples e acessível, próprias à faixa etária que constitui o público alvo desta etapa do projeto.

O referido projeto faz parte do programa “O Direito de Saber”, de iniciativa da ADEFAL, que engloba diversas iniciativas de cunho educativo, voltadas à sensibilização e informação da sociedade acerca dos direitos das pessoas com deficiência. Como mencionado, nesta etapa, o público alvo são os alunos do ensino infantil e fundamental da rede privada de educação.

O evento será aberto, realizado no espaço da própria escola, podendo comparecer, caso seja de interesse da Instituição de Ensino, os familiares dos alunos e o quadro de empregados da escola, o que só enriquecerá as dicussões.

É de fundamental importância o envolvimento dos professores, que são quem garantirão que a iniciativa frutifique no dia-a-dia, inclusive a orientação para o concurso de desenhos.

A programação vai ser realizada às sextas-feiras (manhã e tarde), durante 2h horas, aproximadamente, a ser combinado com a Direção da Escola.

Serão discutidos, em linguagem simples e direta temas como: acessibilidade, ajudas técnicas, LIBRAS, braile, o cão-guia, livros digitais, para-esportes, maiores dificuldades das pessoas com deficiência, em que sua vida difere das pessoas ditas ‘normais’, mitos que criam obstáculos à sua vida etc.

As palestras serão realizadas pelos Estagiários de Direito da ADEFAL, juntamente com sua Presidente Roseane Cavalcante, a Rosinha da ADEFAL.

A depender das possibilidades do local, a parte educativa poderá ser feita por meio de teatro de fantoches, onde, de forma lúdica, serão abordados temas de inclusão social.

Nesta primeira fase, de piloto desta etapa do projeto, o público alvo serão os alunos do ensino e infantil e fundamental (até a quarta série) das escolas privadas de Maceió.

Entre as atividades a serem desenvolvidas, será lançado concurso de desenhos para os alunos do ensino infantil e fundamental (até a quarta série), e realização de atividades físicas juntamente com o professor e os atletas da equipe de basquetebol em cadeira de rodas da ADEFAL, bem como os atletas alagoanos que participaram do Parapan.

Os vencedores do concurso terão suas obras expostas no Encontro Nacional de Entidades de Deficientes Físicos, a ser realizada entre 6 e 9 de dezembro de 2007, no Hotel Matsubara, e serão premiados com medalhas, a depender da classificação. Os primeiros lugares de cada uma das categorias receberão, ainda, troféus e jogos educativos que abordam o tema “inclusão social da pessoa com deficiência”.

A programação sugerida é a seguinte:
1. palestra educativa de trinta minutos sobre os direitos das pessoas com deficiência e lançamento do concurso de desenhos (Tema: “eu respeito às diferenças”) ou apresentação de teatro de fantoches, apresentando, de forma lúdica, temas relativos à inclusão;
2. debates e questionamento dos presentes (30min);
3. Recreação com os atletas do basquetebol de cadeira de rodas e com os profissionais do atletismo que participaram do Parapan 2007 – RJ (1h).

Contamos com a sua participação.

Este projeto não tem custos financeiros para a escola.

O que necessitamos para a realização das atividades:
1. quadra de esportes, para a realização das atividades desportivas (basquetebol);
2. serviço de som;
3. data show para exibição de imagens e suporte à palestra educativa.

Caso a instituição não disponha de algum desses itens, em conjunto, faremos a adaptação das atividades ao espaço e recursos existentes.

Ligue e faça o agendamento das atividades em sua escola.Maiores informações: (82) 2121-8693 (Balcão de Atendimento Jurídico da ADEFAL), de segunda à sexta, das 9h às 11h e das 15h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails