sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Campanha "Respeitando as Diferenças"

Adefal lança campanha “respeitando as diferenças” em escolas da rede pública e privada de ensino.
Neste último dia 9, foi divulgado pela Assessoria de Comunicação da ADEFAL (Jade Magalhães) que aproveitando as atividades da semana da criança, a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas - ADEFAL iniciou o Projeto “Respeitando as Diferenças”.
A campanha faz parte do Projeto “O Direito de Saber”, de autoria de Rita Mendonça, que é Advogada, Pesquisadora e Consultora da ADEFAL e da ONEDEF, e tem como objetivo desperta a conscientização de crianças e adolescentes no que se refere à inclusão social das pessoas com deficiência. Com o foco na formação de uma sociedade mais inclusiva e menos preconceituosa, a campanha será uma ação permanente da ADEFAL e percorrerá escolas da rede pública e particular de Maceió.
Nesta primeira etapa, o foco do projeto são os alunos até a 4ª série do ensino fundamental. Como uma das atividades, foi lançamento de um concurso de desenho onde será abordado o seguinte tema: “Eu respeito às diferenças”. Os ganhadores do concurso serão conhecidos em solenidade que será realizado em dezembro deste ano, no Encontro Nacional da ONEDEF – Organização Nacional das Entidades de Deficientes Físicos, a ser realizado entre 6 e 9 de dezembro, no Hotel Matsubara. A ONEDEF está sob a coordenação da ADEFAL no biênio 2007/2008. Os trabalhos serão expostos na ADEFAL e na reunião da ONEDEF.
Nesta quarta-feira, dia 10, uma equipe da ADEFAL iniciou a campanha na escola Brinquedoteca, no bairro do Farol, através de teatro de fantoche e com participação da Presidente da ADEFAL e Coordenadora da ONEDEF, Rosinha Cavalcante, e da paraatleta Sônia Gouveia, que garantiu para o Brasil a primeira medalha nos jogos do Parapam 2007. A equipe, de forma lúdica, abordou o tema em foco e lançou o concurso de desenhos. No mesmo dia, houve outra apresentação na Escola Estadual Teotônio Vilela, no CEPA.
Para a presidente da Adefal, Roseane Cavalcante o projeto é de grande relevância, pois surge para ressaltar a importância de ações inclusivas, principalmente na área escolar, tendo em vista a necessidade de derrubar as barreiras de atitude (preconceitos e discriminações) as quais levam a sociedade, equivocadamente, a ver as pessoas com deficiência com incapazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails