domingo, 5 de agosto de 2012

Quem são os indicados parao Registro do Patrimônio Vivo em Alagoas


Conselho Estadual de Cultura aprovou, em reunião extraordinária realizada na quarta-feira (1º), a indicação de sete candidatos para o Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas. Os nomes aprovados pelo Conselho e que seguem para avaliação do governador do Estado são o do trovador, repentista e embolador de Anadia Antônio Salvador de Souza (Canarinho de Alagoas); o da mestra de Pastoril de Pão de Açúcar Lindaura Alves da Silva; o do mestre de Samba de Matuto de Maragogi Sebastião Amaro dos Santos (Tião); o do mestre de Bumba Meu Boi Everaldo Lins; o do mestre de Chegança Juvêncio Joaquim dos Santos (Presidente de Honra da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas) e o do mestre de Fandango Ronaldo da Costa (Mestre Pancho) e de um dos mais queridos e talentosos músicos de Alagoas Jose Prudente de Almeida, mais conhecido por Chau do Pife. Os quatro últimos mestres indicados são de Maceió.
A Comissão Especial para Seleção dos Candidatos ao Registro do Patrimônio Vivo, instituída pela Portaria nº 95/2012, analisou a lista de inscritos, discutiu os critérios de seleção de acordo com a Lei  nº 6513 de 22 de Setembro de 2004, sua alteração de nº 7.172 de 30 de Junho de 2010 e enviou os nomes para homologação.
Para o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, o objetivo da realização do edital de inscrições para o Registro de Patrimônio Vivo foi completar as 40 vagas criadas por Lei para que os mestres e mestras possam receber o auxílio institucional e dinamizar as atividades desenvolvidas pelos grupos, dando continuidade aos folguedos existentes em Alagoas. “Com as novas inscrições, serão ao todo 39 mestres. Com a realização desses registros se pretende valorizar e preservar a cultura popular em nosso Estado”, afirmou.
"A declaração do Mestre Joaquim Juvêncio é motivo de alegria para todos nós da ASFOPAL por ser nosso Presidente de Honra e um dos mais antigos mestres de Chegança de Alagoas", falou Keyler Simões, Presidente da ASFOPAL.
Agora é a vez do Governador apreciar os nomes e dar a canetada final. 
Fonte: site Alagoas Diário


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails