sábado, 7 de julho de 2012

Você conhece o teste do minuto, para detectar problemas posturais?


Eu não conhecia, mas se trata de uma avaliação em que se observa a pessoa, e sua movimentação, e se identifica, dessa forma,  problemas posturais.

Pois então: tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3968/2012, de autoria do deputado Marco Tebaldi (PSDB-SC), que torna obrigatória a realização do Teste de Avaliação Ortopédica da Coluna (Teste do Minuto) nos alunos da rede pública e privada de ensino.

O PL prevê uma série de ações, para tratamento, a partir do diagnóstico.  São orientados desde exercícios físicos até tratamentos especializados e medicamentos, para casos mais complexos, custeados pelo Estado.
 
Segundo a proposta, os testes serão realizados no início e no fim de cada ano letivo até o último ano do ensino fundamental.

O programa será coordenado pelo Ministério da Saúde e financiado com recursos do Orçamento da União, diz o texto.

A lei deverá ser regulamentada em 120 dias, por meio de decreto presidencial.

É por meio do decreto que se estabelecem os detalhes, as regras, para se colocar a lei em prática, bem como se define competências e responsabilidades.

Por pesquisa da Organização Mundial de Saúde, citada na justificativa do PL, 85% das pessoas têm, tiveram ou vão ter, um dia, dores nas costas provocadas por problemas de coluna.

As crianças e adolescentes são mais vulneráveis, pois além de ficarem muito tempo sentados na sala de aula e em frente ao computador e a TV, estão em fase de crescimento e ainda não tem a consciência necessária para se preocuparem com sua postura, como fator determinante de futuros problemas de saúde.

A postura pode afetar a respiração, a digestão e a circulação, o que afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.  Isso significa que ele pode ser aprovado ou rejeitado, sem que necessite passar pelo Plenário da Câmara dos Deputados, o que torna a sua tramitação mais célere.

O que você acha desse projeto de lei? Dê sua contribuição pelo twitter @ritarita2000 e colabore para a construção de um documento a ser encaminhado aos parlamentares da Câmara.

A íntegra desse projeto de lei você acessa pelo site da Câmara, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails