terça-feira, 11 de outubro de 2011

Usuários da internet já podem acessar banco de discursos e debates da Câmara

O novo serviço disponibiliza todos os discursos realizados no Plenário desde 1946 e as íntegras dos debates ocorridos nas comissões, a partir de 1999.

O banco de discursos na internet tem cerca de 800 mil pronunciamentos realizados no Plenário e 11 mil debates promovidos pelas diferentes comissões da Câmara.

Para chegar ao novo formato do banco de discursos, o Centro de Informática da Casa realizou minucioso trabalho de arquitetura da informação.

Segundo Roberta Rabay, da equipe de design de Interação, o grande desafio foi encontrar uma forma de reorganizar os arquivos com a transcrição dos discursos.

Segundo ela, agora o internauta encontra os discursos navegando de diferentes áreas do portal, sem a necessidade de muitos cliques.

Os debates e votações ocorridos no Plenário ficam disponíveis no portal da Câmara na internet em até 30 minutos após cada pronunciamento.

Ao fim dos trabalhos, é produzida a chamada íntegra da sessão, que reúne todos os pronunciamentos em um só documento, após a revisão dos taquígrafos.

Na página com esses documentos, foram criados serviços, como o painel de discursos, que oferece uma seleção dos últimos pronunciamentos sobre temas que pautam a agenda política nacional e repercutem na imprensa e na opinião pública.

Outra novidade é o acesso facilitado às comunidades do portal e-Democracia, onde o internauta encontra as íntegras das reuniões promovidas pelas comissões que participam do programa.

A diretora de taquigrafia da Câmara, Cássia Botelho, falou da facilidade de se achar os discursos dos deputados, tanto em Plenário como nas comissões.

"Isso tudo num ambiente só. Isso facilita bastante a navegação para o internauta. A gente está colocando os conteúdos relacionados, os sumários das sessões, as íntegras, e numa área Painel de Discursos, a gente está dando destaque para alguns temas que estão sendo mais divulgados pela mídia, como o Plano Nacional de Educação, a questão da Copa e das Olimpíadas - as discussões mais acaloradas, digamos assim".

O repórter Teo Menezes, do jornal A Gazeta, de Cuiabá, considera o serviço do portal da Câmara importante, por permitir o acesso de qualquer lugar e por acompanhar em tempo real as comissões.

"É importante porque, às vezes, na correria do dia a dia, a gente não tem oportunidade de parar em frente à TV. Então, com o computador, em qualquer lugar a gente pode acessar e acompanhar em tempo real as comissões, porque às vezes, no plenário, não dá para você ter acesso a temas que importam a todos os estados. Então, você quer uma coisa específica de uma comissão, que tem um impacto direto no Estado".

O repórter Teo Menezes lembrou que durante a discussão do Código Florestal, que despertou muito interesse no estado de Mato Grosso, o serviço de internet da Câmara foi acessado várias vezes ao dia pela imprensa estadual.

Para pesquisar o banco de discursos, basta entrar no endereço www.camara.gov.br, clicar no link "Deputados" e depois em "Discursos e Notas Taquigráficas".

Fonte: Rádio Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails