terça-feira, 4 de outubro de 2011

Congresso Nacional adere ao movimento Outubro Rosa, de alerta ao câncer de mama


Pela primeira vez, um dos maiores símbolos do País será iluminado de rosa, cor de alerta ao câncer de mama. Neste dia, os colaboradores da Casa estão convidados a usarem roupas ou acessórios na cor rosa em apoio à campanha.


O Congresso Nacional vai receber uma iluminação especial na noite da próxima quarta-feira, dia 5 de outubro. Luzes na cor rosa, que alerta para o câncer de mama no mundo, vão iluminar os prédios do Senado e da Câmara. A iniciativa, que partiu do segundo-secretário da Mesa Diretora, deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), integra as ações do Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização pela conscientização da detecção precoce do câncer de mama.

O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama - Femama. O evento prevê atividades ao longo de todo o mês, em várias cidades do país, onde destaca-se a iluminação de prédios e monumentos históricos na cor rosa, como o Cristo Redentor e o Santuário Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro.

Palestra - Em Brasília, além da iluminação inédita do Congresso Nacional, a programação do Outubro Rosa conta com uma palestra aberta, no dia 6 de outubro, às 9h, no auditório da TV Câmara, com as médicas Maira Caleffi, mastologista e presidente da Femama, e a médica do Departamento Médico da Casa, Salete Rios, que vão abordar a importância do acesso ao diagnóstico precoce e da agilidade no tratamento. Isso porque, se o câncer de mama for descoberto no início, pode ter até 95% de chances de cura. As especialistas também vão mostrar o cenário atual da problemática da doença no Brasil e as ações globais e locais das 51 associadas da federação. 

Neste ano, a campanha nacional do Outubro Rosa é dirigida não só às mulheres, mas também às pessoas com quem elas convivem, visando conscientizar sobre a importância da detecção precoce da doença. O movimento, nacional e mundial, acontece paralelamente em diversos estados brasileiros e em outros países. 

Números da doença - Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. O Inca estima que este ano cerca de 50 mil mulheres vão ter a doença no país. Entretanto, é importante enfatizar que as chances de cura também são altas e chegam a 95%, se a enfermidade for descoberta precocemente. 

Femama – É uma associação civil, sem fins lucrativos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Está presente na maioria dos estados brasileiros por meio de ONGs associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama.

ServiçoEvento: Ato de lançamento do Outubro RosaData: 5 de outubro, quarta-feira
Hora: 18h30
Local: Salão Negro
Evento: Palestra aberta com as médicas Maira Caleffi (Femama) e Salete Rios (Demed)
Data: 6 de outubro, quinta-feira
Hora: 9 horas
Local: auditório da TV Câmara


Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails