sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Alunos com deficiência visual fazem simulado do Enem em Maceió

Ontem, 29, um grupo de alunos com deficiência visual participou do primeiro simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A atividade, promovida pelo Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), constou da aplicação de uma prova com 90 questões nos moldes do exame que, a partir deste ano, será a única forma de acesso à Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Os alunos realizaram o exame com o apoio dos professores que liam as provas para os participantes. De acordo com Márcia Vilas Boas, professora de Português, Literatura e Redação do CAP, é importante que as pessoas com deficiência sejam colocadas no mesmo patamar dos demais candidatos que irão participar do Enem. “Esta oportunidade faz com que eles se sintam participantes do processo de educação inclusiva”, destacou.

Jackson Custódio, professor de Química da Cyro Accioly, informou que a prova do simulado possui o mesmo nível daquela aplicada durante o Enem. “Os estudantes tiveram o tempo de 4h para concluí-la. Aqui, como no Enem, estes alunos terão o auxílio do ledor, ou seja, pessoa que fará a leitura da prova”. O educador relatou ainda que eles (os estudantes) preferem provas convencionais em função do tempo que têm para concluí-las.

Para o professor de Física da Escola Cyro Accioly, Neilson Campos, o Exame Nacional do Ensino Médio é um desafio importante para os estudantes. “Quando trabalhamos gráficos e imagens, por exemplo, utilizamos materiais adaptados e com relevos. Para nossos estudantes é um grande desafio enfrentar o Enem”, explicou.

Sílvio Martins, aluno com deficiência visual, adiantou que vai prestar o Enem para História e sempre que se aproxima o período de provas sente um frio na barriga. “Este ano a prova vai ser bem concorrida. Espero chegar a esta avaliação bem preparado. Só assim poderei fazê-la de forma sossegada”, evidenciou.

As provas do exame serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro deste ano em todas as unidades da Federação. O início está previsto para as 13h, horário oficial de Brasília (DF), mas o candidato deve chegar ao local de aplicação da prova 1h antes do início (os portões estarão abertos às 12h). É obrigatória a apresentação de documento original com foto para a realização das provas.

O exame será constituído de quatro provas objetivas contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia de provas serão realizados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia), com duração de 4h30, contados a partir da autorização do aplicador.

No segundo dia serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Matemática e suas Tecnologias (Matemática), com duração de 5h30 contados a partir da autorização do aplicador das provas.

O conteúdo do Enem passa a ser tratado como um objeto a ser aprendido, a ser apropriado pelo estudante como um conhecimento que se presta a uma finalidade, que prevê um uso social, contextualizado no quadro de uma situação/problema.

Além disso, as matrizes do Enem implicam em uma avaliação que não prioriza a mera identificação, decodificação, classificação e nomeação dos fenômenos e objetos estudados; privilegia o raciocínio, a análise, a interpretação, as inferências, em que o estudante deve ter a informação e saber como operá-la conforme a situação em que ela se inscreve.
 
Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails