sábado, 2 de abril de 2011

STF adere à programação do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

Segundo informações do site do STF, a estátua da Justiça, escultura de Alfredo Ceschiatti que adorna a fachada do Supremo Tribunal Federal (STF), ganhou iluminação azul no início da noite desta sexta-feira (1º) em comemoração ao “Dia Mundial da Conscientização do Autismo” (2 de abril). A iniciativa faz parte de uma ação mundial, que no Brasil “pintou” de azul monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, o Monumento às Bandeiras e o Viaduto do Chá, em São Paulo, o Teatro Amazonas, em Manaus, entre outros cartões postais brasileiros.

Em Brasília, além do STF, o Congresso Nacional e a Torre de TV aderiram ao movimento. O intuito é alertar para o tratamento precoce da síndrome que atinge cerca de dois milhões de brasileiros. O dia 2 de abril foi escolhido pelas Nações Unidas como “Dia Mundial de Conscientização do Autismo” (World Autism Awareness Day) em 2008. Este é o quarto ano do evento mundial, que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo), mais comum em crianças que a AIDS, o câncer e o diabetes juntos.

A data serve como referência para que autistas, suas famílias, governos e sociedade discutam o autismo e reafirmem o compromisso de promoção da inclusão e defesa de direitos fundamentais, como saúde, educação, lazer, liberdade, respeito pelo lar e pela família. O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. O autista tem dificuldade nas relações sociais, na comunicação e apresenta comportamento repetitivo em algumas situações da vida diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails