sábado, 2 de abril de 2011

2 de abril - Dia Internacional de Consciência sobre o Autismo - cartilha de direitos para download.

2 de abril – Dia Mundial de Consciência sobre o Autismo (instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU). 

O autismo afeta a sociabilidade e a capacidade de comunicação do indivíduo.  

Lamentavelmente, não há estatísticas confiáveis sobre o autismo no Brasil.  Segundo dados da ONU, são cerca de 70 milhões as pessoas no mundo que possuem sintomas do autismo (espectro autista).  Nos Estados Unidos e Europa se diz que uma em cada 120 pessoas tem autismo. Em 2007, a estimativa é que no Brasil havia 1 milhão de casos de autismo. 

Em 1943 o autismo foi descrito pela primeira vez na Medicina.  Em 1993 ele foi incluído na Classificação Internacional de Doenças, da Organização Mundial da Saúde (CID - OMS) como um transtorno invasivo do desenvolvimento. 

Para melhorar a qualidade de vida dos autistas, é fundamental um diagnóstico precoce e necessário a criação de políticas de saúde pública para o seu tratamento e diagnóstico, bem como que sejam subsidiadas pesquisas na área. 

Acreditar que a pessoa com autismo não é capaz de se relacionar socialmente é um grande equívoco.

Neste sábado, 2, às 18h, o Palácio do Congresso Nacional será iluminado com a cor azul em adesão à campanha de conscientização sobre o Autismo.  Diversos senadores e deputados participarão do evento, subindo a rampa do Congresso Nacional.  Segundo informações da Agência Senado, "A iluminação foi preparada pela Companhia de Eletricidade de Brasília (CEB), com autorização do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Distrito Federal, uma vez que o Palácio é tombado".

Em todo o mundo, diversos monumentos serão iluminados de azul, tanto na sexta (1), quanto no sábado (2).  No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor será iluminado de azul nesta sexta e, em Nova Iorque (EUA), o mesmo será feito com o Empire State.

Em Alagoas a Escola Espaço Educar, localizada na Sandoval Arrouxelas aderiu ao movimento, iluminando suas instalações nesta noite de sexta-feira, 1. 

"Também em atenção às pessoas com autismo, na quinta-feira (31) a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), por unanimidade, transformou em projeto de lei a sugestão (Sugestão 1/10) enviada ao Senado pela Adefa. O projeto, que começa a tramitar no Senado, define os direitos da pessoa diagnosticada com autismo – agora denominado transtorno do espectro autista (TEA) – e as diretrizes para sua inserção na sociedade". Com a aprovação do projeto, a pessoa com autismo passará a ser considerada pessoa com deficiência.

Ainda sobre o tema, pedimos licença para a divulgação da Cartilha dos Direitos da Pessoa com Autismo, elaborada pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, em parceria com mães, pais e representantes de entidades ligadas ao Movimento Pró-Autista a partir de questionamentos de familiares e profissionais sobre os direitos da pessoa com autismo e a forma de efetivá-los.

Conhecimento é poder. Vamos divulgar estas informações para o maior número possível de pessoas, e lutar pela cidadania das pessoas com autismo.  Clique aqui, para baixar a cartilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails