sábado, 23 de outubro de 2010

Cinema, pipoca e diálogo. Cine Axé participa do Circuito "Pro Dia Nascer Feliz",

 Dia 23/10/2010 (sábado)
 Hora: 19h
 Local: Casa de Iemanjá
 End.: Rua Dona Alzira Aguiar, nº 429, Ponta da Terra, Maceió-AL.
 Fone: 82 3231-0064
Obs.: As sessões do Cine Axé acontecem todas as últimas sextas-feiras de cada mês!
PARCERIA ENTRE CINE SESI, UFAL E MOVIMENTO CINECLUBISTA PROMOVE CIRCUITO EM ALAGOAS
A atividade integra a programação da mostra Cine Brasil e marca a articulação da rede cineclubista local
Os principais lançamentos de 2010 estarão na programação da Cine Brasil – IV Mostra SESI/UFAL de Cinema Brasileiro,de 19 a 24 de outubro. Com sessões e debates com profissionais do cinema no Cine SESI Pajuçara e na Universidade Federal de Alagoas, a mostra traz mais uma novidade: através da parceria com o movimento cineclubista local será realizado o Circuito Pro Dia Nascer Feliz, com mais de 30 cineclubes participantes espalhados por todas as regiões do estado de Alagoas e dois de Sergipe. As sessões gratuitas ocorrerão entre os dias 20 e 24 de outubro com a exibição do filme brasileiro que dá nome ao circuito, do cineasta João Jardim.

Com a proposta de parceria e apoio do SESI e da UFAL, a organização e a coordenação da atividade foi feita pelo Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), rede Cinesteia, Tela Tudo Clube de Cinema e Cineclube Ideário. A idéia ganhou amplitude à medida que a organização identificou no convite uma oportunidade de articular os cineclubes recém-formados, ou ainda isolados, e os com mais tempo de tela à Cine Brasil, que já é referência no calendário local.

 “Alagoas possui cerca de 40 cineclubes, a maioria nos interiores e nas periferias de Maceió. Esses são apenas os que mapeamos as atividades, muitos deles filiados ao CNC. Com certeza existem outros que precisamos descobrir ainda. O circuito será essencial para a articulação e movimentação dessa rede crescente, já que 2010 foi o ano do cineclubismo alagoano”, garante Lis Paim, diretora regional do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros.

O circuito também funcionará como atividade conjunta dos cineclubes da Cinesteia, rede cineclubista formada este ano pelos chamados cines do edital Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura. “Uma ação como esta proporciona a identificação de parceiros, possibilidades de integração e estímulos para atuação colaborativa dos 18 cines recém-formados (16 de Alagoas e dois de Sergipe), e de muitos cineclubes que desconheciam a existência de outros”, afirma Nataska Conrado, monitora do Cine Mais Cultura em Alagoas.

Para acompanhar a programação do Circuito Pro Dia Nascer Feliz, basta acessar o endereço www.telatudoclubedecinema.blogspot.com. A programação completa da Cine Brasil – IV Mostra SESI/UFAL de Cinema Brasileiro está disponível em www.centroculturalsesi.com.br.

Sobre o filme – Considerado um dos melhores panoramas sobre a realidade da educação brasileira e definido pelo próprio diretor como "um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas", Pro Dia Nascer Feliz flagra o dia-a-dia e adentra a subjetividade de alunas e professores de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. As entrevistas são intercaladas com seqüências de observação do ambiente das escolas - meio, por sinal, bem pouco freqüentado pelo documentário. Sem exercer interferência direta, a câmera flagra salas de aula, esquadrinha corredores, pátios e banheiros, testemunha uma reunião de conselho de classe (onde os professores decidem o destino curricular dos alunos "difíceis") e momentos de relativa intimidade pessoal. O filme recebeu 11 prêmios nacionais e internacionais em sua carreira.
FICHA TÉCNICA:
TÍTULO ORIGINAL: Pro Dia Nascer Feliz
DURAÇÃO: 88min
ANO: 2006
PAÍS: Brasil
GÊNERO: Documentário
DIREÇÃO: João Jardim
CO-PRODUÇÃO: Globo Filmes, Tambellini Filmes, Fogo Azul Filmes
DISTRIBUIÇÃO: Copacabana Filmes
Roteiro: João Jardim
Montagem: João Jardim
Produção: Flávio R. Tambellini
Diretor de Fotografia: Gustavo Hadba
Música: Dado Villa-Lobos
Som: Heron Alencar, Aluisio Compasso
Edição de Som: Waldir Xavier
Mixagem: Tom Paul
            Direção de Produção: Gabriela Weeks

Fonte: mailing da Casa de Iemanjá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails