sábado, 4 de setembro de 2010

Águas da Praia de Jatiúca apresenta pior qualidade em Alagoas, segundo pesquisa do IBGE

Foi divulgado no G1 que a pior qualidade de água do litoral alagoano é a da Praia de Jatiúca, segundo estudo do IBGE, divulgado em 1º de setembro.

Os técnicos realizaram a análise de 21 praias brasileiras em sete estados no ano de 2008. Após o resultado, as praias de Jatiúca (Alagoas), Tamandaré (Pernambuco), Flamengo (Rio de Janeiro), Gonzaga (São Paulo) e Itapema (Santa Catarina) foram consideradas impróprias para o banho de mar.

Pela avaliação, a Praia do Flamengo apresentou o pior índice com 52,6% das amostras com valores até 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli ou 100 Enterococos por 100 ml de água.

Após os levantamentos do IBGE, as praias de Pipa, Ponta Negra e Redinha, no Rio Grande do Norte; Porto de Galinhas e Boa Viagem, em Pernambuco; Barra de São Miguel e Praia do Francês, em Alagoas; Grumari e Copacabana, no Rio de Janeiro; Enseada e Toninhas, em São Paulo; Balneário Camboriú e Canasvieira, em Santa Catarina; e Torres, Capão da Canoa e Balneário do Cassino, no Rio Grande do Sul foram consideradas aptas para banho de mar.

Para os técnicos, as praias da Pipa (RN) e do Francês (AL) foram as únicas a apresentar 100% das amostras consideradas adequadas.

Os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) do IBGE apontaram que praias próximas a portos ou centros urbanos apresentam a pior qualidade de água. Porém, aquelas situadas em áreas urbanas, as praias de mar aberto oferecem melhor qualidade de água.

Conforme informações do IBGE, a escolha das praias reflete a poluição marinha nos estados selecionados, indo desde praias pouco poluídas até aquelas muito poluídas.

Fonte:Com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails