quarta-feira, 25 de agosto de 2010

E vem aí a 1ª Festa Literária de Marechal Deodoro/AL!

Foi divulgado pelo site Alagoas 24hs que o município de Marechal Deodoro será cenário para a 1ª Festa Literária do município (I Flimar), que acontece entre os dias 1º e 5 de setembro.

O evento, em primeiro, momento pretende fomentar nos jovens o prazer da leitura. A organização da Flimar vai apresentar, ainda, o turismo e a cultura de uma das regiões mais belas de Alagoas.

A programação de abertura acontece no espaço Cultural Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul – Centro Histórico- e conta com a apresentação ao ar livre do filme O Bem Amado – gravado no município – inspirado na obra de Dias Gomes.

Participam das mesas e palestras como corpo técnico da Festa, escritores, jornalistas, professores – de vários estados brasileiros - secretários municipais e estaduais além de autoridades do ramo da cultura, educação e turismo.

A programação conta com palestras, mesas redondas, oficinas, apresentação artística, além de atividades extras durante o calendário da Flimar, como: biblioteca ambulante, feira de cultura, programas culturais, exposição de pintura e fotografia, concertos, cinema, premiações, campanhas de doação de livros, lançamento de livros, visitas a monumentos históricos com direito a guia turístico e muito mais.

Para o secretário de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima, a inclusão do turismo cultural dentro do festival aconteceu devido a importância do conteúdo histórico no município e do grande patrimônio de edificações em estilo Barroco e Colonial, já tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan).

O Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar (Rica) também faz parte da I Flimar e será debatido entre os participantes.

O evento é uma ação da Prefeitura municipal de Marechal Deodoro com o apoio das secretarias de Estado da Cultura (Secult), e do Turismo (Setur), além da Fundação Cultural de Maceió, do Sesc, do lphan, da Associação dos Empreendedores de Turismo do Litoral Sul (Assertsul) e o doHotel Ponta Verde.

Segundo informações publicadas em seu blog, Carlito Lima, idealizador do evento, e atual Secretário de Cultura de Marechal Deodoro, é ex-capitão do Exército, ex-prefeito de Barra de S. Miguel/AL engenheiro, ambientalista, que descobriu seu talento de escritor só aos 61 anos quando, em 2001, por insistência de amigos, foi editado seu primeiro livro de memórias, testemunho sóbrio, meticuloso, forte, sincero, humano e bem humorado: “CONFISSÕES DE UM CAPITÃO”.

Destemido depoimento de um oficial do Exército com enfoque especial sobre 1964. Carlito Lima servia na 2ª Cia de Guardas no Recife, teve convivência com presos políticos como Arraes, Julião, Paulo Freire, Pelópidas Silveira, Gregório Bezerra entre outros.

A revista paulista CULT, colocou CONFISSÕES DE UM CAPITÃO, entre os 14 melhores livros na bibliografia sobre o golpe militar de 1964.

O livro foi sucesso em todo o Brasil, após entrevista de Carlito Lima no programa do Jô Soares.

Descoberto como excelente contador de história, escreve há cinco anos uma coluna semanal, HISTÓRIAS DO VELHO CAPITA, em vários jornais, com histórias bem humoradas da vida real.

Em 2005 começou a editar a revista eletrônica semanal ESPIA na Internet com opiniões, dicas, notícias e muito bom humor, enviada por E-Mail. Fazendo sucesso nas páginas virtuais.

Conheça mais de Carlito Lima e da Revista Espia acessando seu blog. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails