segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Até que enfim, Alagoas toma medidas enérgicas com relação a algo que de fato faça diferença para a população.

Jogar lixo nas piscinas naturais de Alagoas gera multa

Conselho tem recebido denúncias de poluição.
Bares flutuantes devem ficar na areia.

Do G1, com informações do Bom Dia Brasil

Jogar lixo nas piscinas naturais de Alagoas pode render multa e até prisão. O objetivo da medida radical anunciada pelas autoridades é garantir a preservação do meio ambiente.

Em Maragogi, no norte do estado, os corais cercam as piscinas naturais. É uma festa com direito a comida e bebida à vontade. Tudo vendido por jangadas-bares que aproveitam a passagem de visitantes. Mas o trabalho tem de ser fiscalizado de perto, para evitar problemas ambientais.

Já em Maceió, a piscina fica a dois quilômetros da orla. O passeio é feito em jangadas. “Todo mundo fala muito bem. Quem vem para Alagoas tem que conhecer”, sugere a turista Kelly Cristina. O passeio dura, em média, uma hora e meia. São mais de cem embarcações desse tipo com turistas.

Mas, agora, os bares flutuantes, depois de décadas no mar, vão ter de ficar na areia. O comércio nas proximidades dos corais está proibido nessas águas.

Há pelo menos seis meses, o conselho gestor da piscina natural da praia vem recebendo denúncias de poluição. Alguns bares descartavam lixo, restos de alimentos e até óleo no local.

"Está definitivamente proibido. Por certo, vai haver uma avaliação técnica e legal para que, se tiver que acontecer uma comercialização, que ela seja feita de forma adequada, preservando, sobretudo, o nosso passeio", afirma a secretária de Turismo de Maceió Cláudia Pessoa.

Quem descumprir pode ser preso por crime ambiental e pagar multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails