segunda-feira, 4 de maio de 2009

Wikipédia apresenta imagem distorcida do Nordeste do Brasil.

A região Nordeste do Brasil é representada na Wikipédia, um dos sites mais populares da internet, de forma caricatural e redutora, segundo conclusão a que chegou a dissertação de mestrado em Comunicação pela UFPE defendida por Marcelo Benevides, em 2008. O trabalho “Cultura e Colaboração: A Construção do Nordeste do Brasil na Wikipédia” voltou-se para a produção cooperativa de informação ao analisar o conteúdo, abertamente editado por usuários especialistas ou não, da Wikipédia, enciclopédia online de livre acesso.

Na forma como os usuários representam a região, o Nordeste está preso às ideias de subdesenvolvimento e tradição cultural, a seca revela-se um forte ponto de identificação dos nordestinos e as cidades da região não ganham relevo em detrimento do exotismo de suas praias.

A exaltação comum em torno dos projetos colaborativos na internet surge tanto pelas múltiplas possibilidades de participação no que diz respeito à produção de informação, quanto pela quebra de hierarquias. Correntes teóricas, em contrapartida, revelam uma visão pessimista dessa prática, pondo em xeque a confiabilidade e a qualidade do conteúdo dessas produções, que contam com a participação de usuários não especialistas nos assuntos em questão.

DISCURSOS – Com a concepção de que nem tudo são flores, Marcelo investigou o verbete “Região Nordeste do Brasil” na Wikipédia, tendo em vista o uso de estereótipos, lugares-comuns e conceitos institucionalizados nos processos de representação e identificação. Para ele, essas estratégias discursivas primam pelo repetitivo e promovem uma visão unilateral, incapaz de abarcar a multiplicidade de um grupo, e, por isso, acrítica.

O resultado da pesquisa mostrou que, na Wikipédia, usuários lançam mão dessas estratégias nos processos de representação do Nordeste e acabam por gerar distorções a respeito da região. Sobre as categorias “geográficas”, por exemplo, foi apontado o uso recorrente do estereótipo do exótico, ressaltando o turístico da região, as praias nordestinas representadas de forma caricatural.

No entanto, o que mais se repete a respeito do verbete estudado, de acordo com o pesquisador, é, basicamente, “a ideia sedimentada de que o Nordeste é fundamental na compreensão da história do Brasil, mas com a recorrência de um discurso que distancia a região (de forma cultural, econômica etc) do Sul e Sudeste”. Como demonstrou o estudo, com esse processo de polarização, as cidades do Nordeste ganham representações estranhas à ideia de desenvolvimento e modernidade, institucionalmente pertencentes à construção estereotipada das cidades do Sudeste.

Na Wikipédia, a legitimação desses discursos redutores, ainda, não se dá apenas através do texto, mas também de imagens, com a exploração de figuras de praias, da seca, como revela a dissertação. Marcelo lembra que, entre elas “a mais marcante foi a de um mapa que representava a presença dos negros no Brasil, reduzindo a descendência africana às regiões Norte e Nordeste”.

TENSÃO – O pesquisador considera que essas distorções, nascidas a partir de uma tentativa de representar parcialmente um grupo ou de torná-lo perdurável, existem na prática dos projetos colaborativos, mas, pelo menos no projeto específico, não sem conflito. Como demonstra em tese, os integrantes de redes de comunicação estão suscetíveis a um enfrentamento cultural e, na Wikipédia, a tensão entre os usuários no processo de produção foi recorrente no período de edições observadas pelo pesquisador.

Para Marcelo Benevides, o ponto que mais gerou discussão foi a presença dos holandeses na região. “Apesar de o texto do verbete trazer apenas algumas linhas a respeito do tema, o assunto gerou vários embates entre alguns usuários. Em geral, alguns wikipedistas não admitiam que os holandeses pudessem ter deixado qualquer herança genética nos nordestinos, enquanto outros usuários rebatiam os argumentos”, lembrou.

Em vez de usar outra mídia como objeto de estudo, o autor da tese voltou-se para internet com a finalidade de contribuir com um estudo a respeito desse embate entre comunidades de interesses que nasce em um grupo tão múltiplo, quanto o de usuários da rede. Levando em consideração a pluralidade de universos simbólicos a que estão assujeitados os membros desse grupo e, portanto, a pluralidade das dinâmicas sociais que vivenciam, o pesquisador pôde constatar no site conflitos e discussões periódicas. E garantiu: “o estudo de fenômenos relacionados à internet não podem ser analisados sem se levar em conta a realidade sócio-cultural dos espaços onde são produzidas as informações em foco”.

Apesar dos limites do projeto em foco, o pesquisador reconhece sua legitimidade. “Desde que ele não seja utilizado como fonte primária”, as distorções observadas no conteúdo do site não tornam inapropriada sua consulta para fins estudantis. “Como a própria Wikipédia defende, o projeto deve ser utilizado apenas como ponto de partida para pesquisas mais aprofundadas”, concluiu.

Mais informações
Marcelo Benevides
benevidesmarcelo@yahoo.com.br
Fonte: Diana de Melo, do CAC/UFPE (Ascom UFPE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails