sábado, 30 de maio de 2009

Ações Afirmativas e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)

Segundo divulgado pelo portal Universia, a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) lançaram o Pibic - Ações Afirmativas.
O projeto piloto será dirigido às universidades públicas que, além de cotas no programa, tenham projetos de ações afirmativas. As inscrições já podem ser feitas e seguem abertas até 15 de junho.

A iniciativa prevê a distribuição de 600 bolsas de Iniciação Científica - 500 concedidas pelo CNPq e 100 pela Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial. O objetivo é ampliar a oportunidade de formação técnico-científica pela concessão de bolsas de Iniciação Científica para os alunos do Ensino Superior, cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa no vestibular.

Segundo o CNPq, serão acrescidas ao tradicional Programa de Iniciação Científica da agência que, no decorrer deste ano, terá um aporte de aproximadamente quatro mil novos auxílios. Portanto, estima-se que o número de estudantes beneficiados ultrapasse os 24 mil. Num primeiro momento, as cotas dos auxílios serão distribuídas às universidades segundo critérios elaborados pela comissão gestora do Programa. Essa cota será adicionada à cota Pibic e deverá seguir as mesmas regras do programa: distribuição por mérito para orientadores e estudantes que se enquadrarem nas características exigidas, observando, entretanto, que o aluno deverá ser beneficiário de ação afirmativa no vestibular.

O período de vigência da bolsa será de 12 meses, a partir de 1º de agosto de 2009.
O valor do auxílio será o mesmo de uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq, R$ 300,00.
Fonte: Ascom da UFPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails