sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Professor da Ufal lança CD para resgatar carnaval alagoano.

Descrição: Benedito e Oriêta, sorrindo.


A noite do próximo sábado, 6, será marcada por um Baile à Fantasia, no Clube Fênix Alagoano, que terá como ponto alto o lançamento de um CD de carnaval de autoria do professor Benedito de Vasconcellos Pontes, idealizador do Projeto “Maceió, mostra sua cara”!

Denominado de “Quem for podre que se quebre”, o CD é composto por 15 músicas, entre frevos, marcha-rancho e samba, gravado com participação do Coral Sistema Indústria do Sesi, dos cantores Sandro Barros e Dinha Soares e patrocinado pela Federação das Indústria do Estado de Alagoas (FIEA).

Também participa do projeto “Maceió, mostra tua cara”, a pianista e arranjadora musical, Oriêta Vilma Feijó de Mello, ex–professora da Escola de Música da Bahia, que, dentre as diversas atividades profissionais exercidas, foi apresentadora do programa “Clube do Olé”, na TV Itapoan.

A grande festa será animada pela Banda da Polícia Militar de Alagoas, Fênix Banda Show, Grupo “Por Acaso”, Balé Eliana Cavalcanti e como convidados os cantores Júnior Almeida e Leureny Andrade. O baile contará também com a participação de blocos tradicionais da cidade que costumam sair nas prévias carnavalescas de Maceió.

Benedito Pontes diz que o Projeto “Maceió, mostra a tua cara” tem como objetivo resgatar as raízes do carnaval alagoano e, consequentemente, abrir espaço no mercado de trabalho para os compositores, intérpretes e músicos do Estado, além de incrementar o turismo local.

“Esse primeiro passo”, ressalta Benedito Pontes, “tem a finalidade de consolidar o projeto no período carnavalesco da cidade de Maceió. Mas, para que ele se concretize é fundamental o apoio da sociedade e dos órgãos de cultura municipal e estadual”.

Atividades

O professor Benedito Pontes está aposentado da Ufal. Quando em atividade, ele dirigiu o então Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN), foi chefe do Departamento de Matemática, e sempre gostou de compor. Em 2007, lançou o CD “Mãe Terra”, com 15 músicas inéditas da MPB.

Ao falar do CD atual e de seu interesse pela música, Benedito salienta que, como educador, tenta sempre se comunicar bem com as pessoas. “Neste novo CD, uso a linguagem do carnaval nas letras das músicas para levar à sociedade alagoana algumas idéias em que acredito”, enfatiza.

Como exemplo, cita a música “Quem for podre que se quebre”, que é um hino a alegria. O frevo “Sururu de Capote”, um reencontro da culinária alagoana com a beleza e o conteúdo ecológico da Lagoa Mundaú. “No frevo “Revitalização Sim, Transposição Não”, posiciono-me diante de um tema polêmico vivido pela sociedade brasileira e pelos ribeirinhos do Rio São Francisco”, diz Benedito Pontes.

Benedito informa que os CDs já estão à venda na Loja Maxhu´s, localizada no shopping Iguatemi.

Na compra da mesa para o Baile, dois CDs vão de brinde
Mais informações através do e-mail: billvpontes@hotmail.com; telefones 9999-6554 e 3293 -1773.

Diana Monteiro - jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails