sexta-feira, 6 de junho de 2008

Está no ar o Boletim Alagoas Inclusiva

Este é o Boletim Alagoas Inclusiva (http://www.ntm.al.senai.br/alagoasinclusiva/), que já nasceu com a missão de levar comunicação a todas as pessoas. Todas, mesmo!

O Boletim é bimestral e pretende divulgar notícias que digam respeito à inclusão social da pessoa com deficiência. Esta iniciativa faz parte de um projeto da Rede de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência em Alagoas, coordenado pelo SENAI/AL, em parceria com os outros órgãos e entidades da Rede.

Além deste informativo se pretende, em 2008:

1. a instalação de um Fórum Estadual de Combate à Discriminação nas Oportunidades de Trabalho;

2. a criação do site "Alagoas Inclusiva", que além de informar e agregar a rede de inclusão, pretende disponibilizar um banco de currículos de pessoas com deficiência qualificadas. Bem assim, de empresas inclusiva e das vagas que dispõem. Com isso, proporcionando mais autonomia para as pessoas com deficiência. O site pretende, ainda, manter um escritório jurídico virtual para atendimento específico sobre assuntos e leis que tratam da inclusão da pessoa com deficiência;

3. a criação de uma certificação anual para as empresas inclusivas, que se destaquem em Alagoas por suas iniciativas de acessibilidade e empregabilidade para as pessoas com deficiência;

4. a realização de eventos periódicos em Alagoas, de combate à discriminação e fomento de ações inclusiva;

5. a criação de um cartilha destinada ao empresariado, para que equívocos como a "estabilidade, no emprego, da pessoa com deficiência" e outras distorções que criam obstáculo as contratações, sejam superados.
Optamos pela versão "doc" para permitir seu manuseio por usuários de software leitor de tela. São as pessoas com deficiência física (mobilidade reduzida, como os lesionados medulares e paralisados cerebrais), deficiência visual (cegos e pessoas com baixa visão), intelectual, pessoas com problemas cognitivos (dislexia) etc.

Em breve, disponibilizaremos software que facilitará a leitura do Boletim para pessoas com deficiência auditiva, ferramentas que já estão sendo construídas pela Equipe do Núcleo de Tecnologia Multimídia do SENAI/AL.

E mais: estamos articulando parcerias para disponibilizar o informativo em áudio, uma vez que a inclusão digital ainda está longe de atender todas as pessoas com deficiência em Alagoas. A grande maioria sequer têm acesso ao computador. Uma outra opção cujo estudo da viabilidade já está sendo realizado é a versão em braile. Essas alternativas ficarão à disposição dos usuários, que em breve poderão solicitá-las por email ou contato telefônico.

Mantidos os créditos, será permitida sua reprodução parcial ou integral, tanto das matérias, quanto dos artigos veiculados em nosso Boletim Alagoas Inclusiva, que pretende levar informação às pessoas com deficiência e aos profissionais da Rede de Inclusão, principalmente em Alagoas, que até agora não dispunha de um espaço com esta finalidade.

Um agradecimento especial à lista de discussão virtual "Novidades do Dia", conduzida por Fábio Adiron, de onde muitas notícias foram coletadas e as demais lista de discussão de todo o Brasil, sobre o tema "deficiência", onde ricos debates são travados diariamente. Agradecemos, também, ao Romeu Sassaki e à Marta Gil (que quando consultados para publicação de seus artigos no Boletim, aceitaram imediatamente, ainda que sem conhecer maiores detalhes do projeto) e ao Marketing Corporativo do Sistema Indústria de Alagoas.

Solicitamos aos que tiverem interesse em receber o Boletim diretamente, que envie mum email para ritarita2000@gmail.com, com o assunto "quero receber o Boletim Alagoas Inclusiva", que iremos cadastrar seu endereço em nosso banco de emails.

Agradecemos a quem puder divulgar o endereço em seus sites.

A equipe do Projeto Alagoas Inclusiva agradece.

Uma boa leitura (http://www.ntm.al.senai.br/alagoasinclusiva/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails