sábado, 15 de setembro de 2007

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Hoje é o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.
Em alguns estados brasileiros a sociedade civil organizada efetuará ações de sensibilização/conscientização da população acerca da problemática do lixo e o meio ambiente, neste caso, no que respeita a contaminação de nossos recursos hídricos.
Foram organizados mutirões de limpeza em praias, rios, lagos e lagoas do Brasil. A perspectiva é de que 15 mil voluntários recolherão lixo e distribuirão material educativo para os freqüentadores e moradores de locais próximos a esses potenciais. No mundo todo, haverá mais
de um milhão de pessoas trabalham voluntariamente neste dia.
Os voluntários distribuirão folhetos educativos e receberão sacos plásticos para o lixo, luvas para a coleta, camisetas feitas a partir de PET reciclado, lápis, pranchetas e fichas de controle.
Alguns locais onde acontecerão ações voluntárias:
Rio de Janeiro: Na Praia do Arpoador, voluntários da Coca-Cola Brasil, 50 monitores do Programa de Valorização do Jovem e ONGs parceiras utilizarão como base uma barraca montada pela empresa, onde será distribuido o material para coleta e para onde será levado o lixo coletado. Haverá também distribuição de folhetos educativos e a presença de representantes de ONGs associadas ao evento e de executivos da empresa.
São Paulo:33 praias, 1 rio e 1 mangue nos municípios: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Itanhaém, Peruíbe, Cananéia e Dourado.
Pernambuco:Praias de Piedade (Jaboatão dos Guararapes); São Francisco (Petrolina); e Gaibu (Suape)
Paraíba:Praias de Tambaú e Penha, em João Pessoa.
A lista completa dos locais onde acontecerão movimentos de limpeza de praias e rios está no site www.cocacolabrasil.com.br.
O evento acontece desde 1986 e conta com a participação e o apoio de universidades, escolas, associações de moradores, organizações não-governamentais (ONGs) e entidades voluntárias.
Em Alagoas, a notícia é que em Maceió haverá mobilização nas praias de Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca, Avenida, Pontal, Cruz das Almas e Guaxuma, e em Arapiraca, para sensibilização da necessidade da proteção dos rios. O horário previsto para as atividades é de 10h às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails