quarta-feira, 6 de junho de 2007

Livro acessível

Já são 3000 assinaturas em prol do acesso à leitura. Faça parte desse movimento e apoie a iniciativa. Basta enviar seu nome e RG para livrouniversal@yahoo.com.br

Reportagem: Divulgação
Inserida em: 4/6/2007

"Os que negam liberdade aos outros não merecem liberdade." (Abraham Lincolm).
O psicólogo Naziberto Lopes, que é cego e coordenador da campanha pelo livro acessível, conta que neste domingo, 3 de junho, a barreira das 3000 assinaturas pela causa do livro acessível foi ultrapassada.
"Nossa campanha tomou proporções nacionais, e queremos agradecer tantos Estados que estão nos ajudando nessa cruzada cívica como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Alagoas, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Sul, Pernambuco, São Paulo, Amapá, entre tantos outros!! Somos uma corrente interminável de pessoas das mais variadas áreas profissionais e sociais, professores, advogados, médicos, engenheiros, administradores, empresários, funcionários públicos, intelectuais, psicólogos, profissionais liberais, estudantes, pais e mães de família, todas pessoas de bem e que sabem da importância da leitura e do conhecimento para o desenvolvimento e crescimento pessoal e de uma Nação digna e forte.
Todos unidos estamos gritando em alto e bom som: CHEGA DE exclusão CULTURAL!!!
"Segundo Naziberto, até o momento as três grandes instituições voltadas para a autonomia e desenvolvimento individual e coletivo das pessoas com deficiência visual - Fundação Dorina Nowill, Instituto Laramara e Instituto Benjamin Constant - não declararam apoio institucional ao movimento. "Fica a pergunta... elas defendem a leitura livre, autonoma, ampla, geral e irrestrita para o seu público alvo em particular?! Caberia aos usuários dessas instituições se questionarem e, ao mesmo tempo, as questionarem a respeito. Deixamos a dúvida no ar.
Por outro lado, temos a imensa satisfação de contar com o apoio do Prof. Antonio Borges, idealizador do fantástico Projeto DOSVOX. Obrigado Professor! "Continuando na luta pelo livre acesso à leitura, o movimento pede apoio de todos à CARTA ABERTA abaixo.
"Todos nós brasileiros temos o direito de acessarmos a leitura, a informação e o conhecimento , independente de nossas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais. " Para apoiar o movimento envie um e-mail com os seus dados (nome completo e número de documento de identidade) para o endereço eletrônico abaixo: livrouniversal@yahoo.com.br
CARTA ABERTA À Presidência da República;
Ao Ministério da Educação;
Ao Ministério da Cultura;
À Câmara dos Deputados;
Ao Senado Federal;
Ao Grupo de Trabalho DO LIVRO ACESSÍVEL na Biblioteca Nacional;
À CORDE - Coordenadoria para integração da pessoa com deficiencia;
Ao CONADE - Conselho Nacional dos direitos da pessoa com deficiência e
À sociedade em geral.
O Movimento pela Leitura Acessível no Brasil, identificado abaixo por pessoas com deficiência, entidades associativas e representativas, fóruns virtuais de discussão, profissionais da área, familiares e amigos, vem reivindicar: " Transparência nas discussões sobre a regulamentação da lei n10753/03, mais conhecida como Lei do livro, a fim de que possamos acompanhar e colaborar para que a referida Lei garanta nosso direito sagrado e inalienável à leitura; " O acesso a todo e qualquer tipo de informação e conhecimento escrito, em formato acessível (desenho universal), nos mesmos lugares que se encontram os formatos convencionais; " A interação direta com as editoras e livrarias, como qualquer outro usuário; " A existência do livro acessível em bibliotecas públicas ou privadas, nas escolas de todos os níveis ou qualquer outro lugar em que se busque informação e conhecimento escrito.
Reiteramos que a responsabilidade dessa discussão é de todos, pois está garantido na Constituição o direito à cultura, à informação, ao conhecimento e ao lazer, pressuposto de nação desenvolvida, justa, igualitária e democrática, norteada em dois de seus principais fundamentos: a cidadania e a dignidade da pessoa humana.Cobramos efetivamente a participação da CORDE e do CONADE, para que possam, uma vez que são componentes privilegiados do GT - abaixo mencionado, acompanhar de perto essa discussão, além de nos informar e consultar sobre toda e qualquer alteração, supressão ou inclusão de elementos na regulamentação da lei supracitada, com ou sem modificações substanciais.
Não podemos mais permitir qualquer tipo de limitação ao direito de todos à leitura, por constituir segregação e marginalização. Também unicamente a dependência de Instituições especializadas em prestação de serviços para pessoas com deficiência, configura-se no cerceamento do direito fundamental ao acesso à leitura e ao conhecimento, limita nossa capacidade de escolha, nossa autonomia, liberdade e cidadania. Assim, estamos preocupados que a próxima reunião do GT do livro acessível, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, para discutir essa regulamentação, delibere aquém de nossa principal expectativa, a saber: a imediata e definitiva implementação do acesso e da liberdade de escolha de livros que atendam nossas especificidades de leitura e autonomia e que é o livro acessível em desenho universal.
Atenciosamente,
ADESÃO:
Para apoiar esse movimento Voce pode enviar um e-mail com os seus dados (nome completo e número de documento de identidade) para o endereço eletrônico abaixo:livrouniversal@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails