quinta-feira, 3 de maio de 2007

Brasil lança Museu do Diálogo


Projeto estabelece o diálogo entre as pessoas em ambientes escuros

Chega ao Brasil um dos projetos culturais que tem sucesso garantido em todo o mundo: o "Museu do Diálogo". A novidade tem como maior atração o "Diálogono Escuro" e será lançada no próximo dia 26 de abril, no Shopping Galleria,na cidade de Campinas, em São Paulo.

Com o objetivo maior de estabelecer o diálogo entre as pessoas, o empreendimento oferece a oportunidade de seus visitantes vivenciarem uma experiência inédita e inovadora. O público conhecerá espaços construídosdentro de uma caixa preta: um bar, uma floresta, uma cidade, um supermercado ou um barco, todos no escuro, fazem parte do tour do Museu e os visitantes serão conduzidos por pessoas cegas. O projeto também gerará 40 empregos para pessoas com diferentes deficiências.

A mostra "Diálogo no Escuro" nasceu na Alemanha, em 1989. Seu idealizador, Andreas Heinecke, doutor em filosofia e jornalista, que estará presente na abertura do evento, decidiu criar um projeto de transcendência social, uma plataforma de aprendizagem para a construção do diálogo entre pessoas de procedência e condições diferentes. Um espaço para a discussão sobre a diversidade entre os homens, que desafia constantemente a criar meios de aproximar-nos e de concebermos uma sociedade justa e humanizada.

Desde então, o projeto foi apresentado em 130 cidades localizadas em 19 países, gerou 5 mil empregos para pessoas com deficiência visual e já foi visitado por aproximadamente 5 milhões de pessoas. Atualmente, Diálogo no Escuro se encontra ativo com sedes permanentes em Frankfurt e Hamburgo naAlemanha, Israel, Áustria, Itália e Holanda.Além dos museus permanentes, mostras temporárias são feitas durante todo oano ao redor do mundo, como, por exemplo, no Japão, Coréia, França, Dinamarca, Suíça, entre outros. Recentemente, o "Diálogo no Escuro" esteve presente durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.

O "Museu do Diálogo" do Brasil é o primeiro da América Latina e tem o grande desafio de se tornar referência na inclusão, em especial, pela potencialidade de transformação do sujeito de forma vivencial, lúdica e inovadora, pela empregabilidade de pessoas com deficiência, pela acessibilidade e a não discriminação. Já foram realizadas duas mostras temporárias do Diálogo no Brasil, ambas com grande sucesso ainda que muito pequenas: uma no Rio de Janeiro em 2005 e uma em Brasília, durante a feira da Embrapa em 2006. Nesta última, 5 mil pessoas visitaram o estande do Diálogo em sete dias de feira, das quais 1.937deixaram comentários no livro de visitantes, todos positivos.O Museu do Diálogo de Campinas faz parte do início de uma rede, que seráinstalada em todas as principais capitais brasileiras.

Fonte:www.dialogonoescuro.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails