quinta-feira, 19 de abril de 2007



Dicas sobre como expressar-se e agir frente à deficiência


Não use "deficiente físico" para se referir às pessoas com deficiência em geral. Esse termo só deve ser usado para pessoas com dificuldades motoras, como paralisia cerebral, tetraplegia e outras ligadas a questões que envolvem a mobilidade. Pessoas com deficiência auditiva ou visual possuem uma deficiência sensorial, não física.

Não diga "deficiência permanente", as deficiências por definição são permanentes. Alguém com dificuldade para ver, mas que poderia usar um óculos para resolver seu problema, não é um portador de deficiência visual. Uma pessoa engessada ou acamada está incapacitada temporariamente

Não diga "sofreu de paralisia infantil" ou "foi vítima de paralisia infantil". Diga que a pessoa possui seqüelas da doença poliomielite que acarretaram uma deficiência física.
Não utilize termos pejorativos como ceguinho, mudinho, inválido, excepcional, anormal, aleijado, retardado, mutilado, débil mental, perneta ou maneta.

Jamais use o termo mongolóide. Substitua-o por pessoa com síndrome de Down

Substitua leproso por hanseniano.

Não use surdo-mudo, a pessoa com deficiência auditiva tem dificuldades para falar, mas não é muda. Existe a preferência dentre essas pessoas pelo termo "surdo(a)", quando se refere à surdez profunda

O autismo não deve ser considerado uma deficiência mental.

O mal de Parkinson é um distúrbio neurológico, não uma deficiência mental.
Não confunda doença mental com deficiência mental. Psicose, esquizofrenia e obsessão maníaco-depressiva, por exemplo, são doenças tratáveis.

Não trate a pessoa com deficiência como uma criança ou uma pessoa assexuada. Fale diretamente com ela, não é necessário usar seu acompanhante como intermediário, basta ter paciência.

Antes de oferecer ajuda, pergunte se ela é necessária. Muitas vezes essa pessoa tem capacidades que você não conhece.

Não diga "preso/confinado ou condenado em uma cadeira de rodas". Esse instrumento é um facilitador da mobilidade das pessoas com deficiência física. Use "ele está em cadeira de rodas" ou ela "usa uma cadeira de rodas". As pessoas nessa condição costumam referir-se a si mesmas como "cadeirantes" ou "chumbados".

Na dúvida, consulte os próprios deficientes ou as entidades representativas da área para informar-se sobre a terminologia mais correta.


Fonte: Rede SACI (www.saci.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails