domingo, 18 de novembro de 2012

Manaus sediará Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013

Estão abertas as inscrições online para o 3º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013. Manaus será a terceira capital a reunir cientistas, pesquisadores, especialistas de diversas áreas e representantes do poder público para discutir importantes temas ligados à "Diversidade tropical e ciência para o desenvolvimento", entre os dias 28 e 30 de novembro no INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).

O Encontro na capital do Amazonas faz parte da programação das reuniões temáticas em sete capitais com o objetivo de promover uma ampla discussão nacional para ser levada para o âmbito internacional. As propostas relatadas serão encaminhadas para o Fórum Mundial de Ciência, que será realizado no Rio de Janeiro em novembro de 2013. 

Será a primeira vez que o evento ocorrerá fora da Hungria. Com o tema "Ciência para o Desenvolvimento Global", o Fórum é organizado pela Academia de Ciências da Hungria em parceria com Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), International Council for Science (ICSU), American Association for the Advancement of Science (AAAS), a Academy of Sciences for the Developing World (TWAS), o European Academies Science Advisory Council (EASAC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).


Organizado pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), ABC e o INPA, o Encontro Preparatório de Manaus abordará os seguintes assuntos:

- Trópico úmido: singularidades, potencialidades, demandas para seu desenvolvimento e o papel da ciência;

- Ciência para o uso de recursos naturais e tropicais;

- Florestas tropicais, mitigação e adaptação a mudanças climáticas;

- Educação e cultura para formação de cientistas e inovadores nos trópicos;

- Ética e ciência na fronteira do conhecimento;

- Ciência para inclusão social e redução da pobreza nos trópicos;

O Encontro, programado para acontecer no Auditório da Ciência, contará com a participação especial do pesquisador e professor Edward Osborne Wilson (Harvard University, EUA ), com o tema principal "Diversidade tropical e ciência para o desenvolvimento", após a abertura solene composta por autoridades locais e nacionais às 15h do dia 28.

Para atender ao público que não puder comparecer ao evento, o CGEE transmitirá ao vivo as palestras e atividades pela web. A ideia é garantir que pesquisadores, cientistas e profissionais do setor tenham acessos às principais discussões sobre os temas apresentados no Encontro de Manaus. 

A Comissão Executiva Nacional do Fórum já realizou dois Encontros Preparatórios. O primeiro aconteceu na FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), entre os dias 29 e 31 de agosto deste ano, com o tema "Ciência para o desenvolvimento global – da educação para a inovação: construindo as bases para a cidadania e o desenvolvimento sustentável". Veja os slides e os vídeos das apresentações. 

O segundo foi realizado na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em parceria com a Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais), entre os dias 29 e 30 de outubro, com o tema ‘Desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos’. Confira os assuntos abordados.

Serviço 
O quê: 3º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência 2013
Onde: INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)
Quando: 28 a 30 de novembro de 2012
Inscrições:
Transmissão online do evento: http://fmc.cgee.org.br
Entrada franca

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails