sábado, 21 de abril de 2012

Mesmo distante, aí vai o relatório de balneabilidade das praias alagoanas

O relatório da análise quanto a balneabilidade de trechos das praias de Alagoas, produzido semanalmente pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), é apresentado a partir de hoje (20) em formato simplificado. Além disso, o número de trechos próprios para banho aumentou para 47 enquanto as áreas consideradas impróprias diminuíram para oito, nos 55 pontos onde são coletadas amostras, desde Piaçabuçu até Maragogi.

A partir dessa semana o relatório traz apenas a indicação do trecho de praia e a situação em que este se encontra. “Os dados estarão disponíveis no IMA, as pessoas que por ventura precisem ou tenham interesse em verificar os resultados completos da análise poderão solicitar. Nós estamos seguindo uma tendência que é a de simplificar a apresentação, mas a análise continuará sendo feita como determina a legislação”, explicou Carlos Soares, diretor de Laboratórios.

A indicação quanto a balneabilidade segue os critérios determinados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). As praias são consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder o limite de mil NMP (Número mais provável) de Coliformes Termotolerantes (fecais) por 100mL da amostra de água. E são consideradas impróprias quando não obedecer a esse critério ou apresentar na última semana um valor superior a 2,5 mil Coliformes Termotolerantes (Fecais) por 100mL de água.

Outro aspecto a ser observado é o local e o período em que as águas são coletadas. Por exemplo, na coleta realizada essa semana, nos dias 16 e 17, a maré oscilou de 0.4m a 1.9m, nesse período choveu em algumas cidades. Principalmente na área onde há foz de rios, que passam por trechos urbanos com pouco saneamento básico, pode haver algum tipo de variação entre uma análise e outra.

Por conta disso, as variáveis podem provocar a oscilação entre os relatórios apresentados entre uma e outra semana. 

As coletas feitas nos 11 trechos do litoral sul, compreendidos entre o Pontal do Peba e a Praia do Gunga, não apresentaram áreas impróprias. Entre os 30 pontos do região metropolitano, desde a Barra de São Miguel até a Barra de Santo Antônio, cinco não são recomendados aos banhistas. Já nos 14 trechos no litoral norte, entre a Barra de Camaragibe e Maragogi, três estão impróprios.

Outro aspecto importante é o mapa desenvolvido pela Gerência de Geoprocessamento. Ele traz o desenho de bandeirinhas verdes, que indicam os trechos próprios, e vermelhas, que apontam os impróprios para banho. Qualquer pessoa pode visualizar através do Google Earth.

Todos os arquivos são disponibilizados no site: www.ima.al.gov.br

Trechos Impróprios

Praia da Avenida/Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Dias Cabral
Praia da Avenida/Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Barão de Anadia
Praia de Pajuçara/Av. Dr. Antônio Gouveia, interseção com a Rua João Carneiro
Praia de Pajuçara/Av. Dr. Antônio Gouveia, interseção com a Rua Júlio Plech Filho
Rio Pratagy, Ponte AL 101 Norte
A Rio Tatuamunha – Projeto Peixe-Boi / Santuário
Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Salgado
Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Persinunga
 
Fonte: Ascom/IMA, divulgado pelo site Alagoas 24hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails