terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Alagoas agora tem Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência

A eleição das seis entidades não-governamentais que compõem o colegiado aconteceu nesta quarta-feira (8), na Sala dos Conselhos do Palácio República dos Palmares. 

O órgão, composto de doze membros titulares e respectivos suplentes, é responsável pela deliberação e controle da política de amparo às pessoas com deficiência.

O órgão é vinculado à Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH). Foram eleitas seis entidades, representantes das deficiências mental, física, visual, auditiva, orgânica e múltipla, distribuídos equitativamente, com atuação de âmbito estadual.

Foram eleitos Família Alagoana Down; Federação das Associações Pestalozzi de Alagoas (Faspeal); Associação de Cegos de Alagoas (Acal); Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE); Fundação Casa do Especial (Funcae); Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) e, como suplente, a Associação de Pais e Amigos do Autista (Assista).


O colegiado conta também com os representantes do Poder Público por meio das Secretarias de Estado da Saúde (Sesau); da Educação e do Esporte (SEE); da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas); do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) e da Cultura (Secult).


O conselho tem por finalidade integrar as pessoas com deficiência na vida social, econômica, política e cultural, bem como fiscalizar o cumprimento da legislação que assegure os direitos desse segmento. Compete a ele formular e implementar políticas de interesse das pessoas com deficiência e analisar denúncias de discriminação ou de outra forma de violação, encaminhando-as aos órgãos competentes.


Fonte: Gazetaweb

Um comentário:

  1. Parabéns ao governo de Alagoas pela criação dos Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails