sábado, 3 de setembro de 2011

2ª Festa Literária de Marechal Deodoro - Flimar


Será realizada a 2ª FLIMAR entre 7 e 11 de setembro próximo. Com uma programação arrojada e ousada, o melhor da literatura brasileira em debates e palestras, o alagoano, vai ter a oportunidade de ver e ouvir os grandes escritores e artistas do Brasil.

A Festa Literária tem como objetivo principal criar uma política de incentivo à leitura que se prolongue e sejam constantes as atividades literárias nas escolas e comunidades, contribuindo para que haja amor e hábito à leitura, reduzindo o analfabetismo, melhorando o próprio ser humano e a qualidade de vida.

A diferença da FLIMAR para outro tipo de festa literária é o envolvimento de toda rede de ensino de Marechal Deodoro nas atividades. Foi uma determinação do Prefeito Cristiano Matheus para que a juventude tenha momentos de prazer e encantamento, e que fique esse legado da cultura na população contribuindo efetivamente para um futuro e um mundo melhor. A 2ª FLIMAR  estará entre os melhores eventos culturais do Brasil em 2011. 

Além da programação central de mesas de debates e palestras no auditório do Espaço Cultural e no IFAL, haverá uma série de manifestações culturais na belíssima orla lagunar, feirinha de arte e cultura, uma tenda para programação infantil, contação de histórias, leitura de livros, o trenzinho da BRASKEM levando os visitantes em viagem ilustrativa com guia turístico ao Centro Histórico de Marechal Deodoro. Toda noite um belo show musical, Nelson da Rabeca, Alceu Valença. No sábado os seresteiros da Pitanguinha farão uma belíssima seresta pelas ruas de Marechal. Haverá sempre muita cultura para se ver. Vale a pena uma visita. Transporte para Marechal pelas linhas regulares de Vans saindo perto da Santa Casa de Maceió e os ônibus saindo da rodoviária e da Praça da Faculdade. Abaixo a programação do auditório do Espaço Cultural Santa Maria Magadalena da Alagoa do Sul com os melhores escritores do Brasil:

Quarta-feira (07/09). 19h30min – Palestra de Abertura: “Lêdo Ivo – O Iluminado Poeta Alagoano. Palestrante: Alexei Bueno. Quinta-feira (08/09) -10h - TEMA: Jorge Cooper, o Poeta Marginal. PARTICIPANTES: Fernando Fiúza e Charles Cooper. 11h20 min. - TEMA: Latino-América – O Diálogo das Proximidades e das Diferenças. PARTICIPANTES: Edmundo Torrejón Jurado (Bolívia) e Sérgio de Sá (Brasil). 14h – TEMA: Arnon de Mello, Centenário (1911 – 2011). PARTICIPANTES: Carlos Mendonça – Milton Hênio Gouveia. 15h30min – TEMA: Letras & Canções – Há Poesia na Música? PARTICIPANTE: Ricardo Cravo Albin. 16h30min TEMA: Lêdo Ivo – O Poeta do Mar e da Miudeza. PARTICIPANTES: Edilma Bomfim e Gal Monteiro conversando com o poeta ao vivo.  18h - RECITAL: A POESIA DE JORGE DE LIMA O Guerreiro Jorge – Apresentação do ator e poeta Chico de Assis. Sexta-feira (09/09) 10h– TEMA: Literatura Infanto-Juvenil. PARTICIPANTE: Nelson de Oliveira. 11h- TEMA: Poesia em 22, Romance em 30 – A Formação da Modernidade Literária. PARTICIPANTES: Marcus Accioly e Salgado Maranhão. 14h – TEMA: Presença da História na Literatura. PARTICIPANTES: Antônio Torres e Ronaldo Wrobel. 15h30min – TEMA: Escuridão nos Trópicos – A Literatura Policial do Brasil. PARTICIPANTES: Flávio Carneiro e Marçal Aquino. 17h – TEMA: O Espaço do Riso – O Novo Picaresco. PARTICIPANTE: Homero Fonseca . 18h - ESPECIAL RECITAL DE JESSIER QUIRINO. Sábado (10/09) 10h – TEMA: Jornalismo Literário. PARTICIPANTE: Rogério Pereira. 11h – TEMA: Jornal e Internet – Os Espaços da Crônica. PARTICIPANTES: Ignácio de Loyola Brandão e Luiz Berto. 14h – TEMA: Os Novos Cantares Africanos. PARTICIPANTES: Calane da Silva (Moçambique) e Hungulane Baka Kossa (Moçambique).  15h30min TEMA: Objetividade e Imaginação. A Estética Jornalística. PARTICIPANTES: Luiz Ruffato e Luiz Pimentel. 17h – TEMA: A Poesia, a Crônica e a Literatura em Família PARTICIPANTE: Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant’Anna. 18h30min – RECITAL: Navio Negreiro (Castro Alves) – Chico de Assis e José Inácio Vieira de Mello 20h – 21h30min – Seresta pelas ruas do Centro Histórico de Marechal Deodoro. Domingo (11/09) 10h TEMA: São os do Norte – Uma Nova Estética Nordestina. PARTICIPANTE: Sidney Rocha.  11h20– TEMA: A Ousadia Festiva – Novas Vozes Femininas.   PARTICIPANTES: Lúcia Bettencourt e Ana Paula Maia. Outras informações: BLOG da FLIMAR: http://flimar.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails