segunda-feira, 18 de julho de 2011

TRE abre posto avançado para recadastramento na Adefal

O presidente do TRE/AL, desembargador Orlando Manso, esteve hoje ( 15) em visita ao posto itinerante de recadastramento biométrico aberto na Adefal (Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas). De acordo com o desembargador, o próximo posto itinerante deverá ser aberto na escola de cegos Cyro Acyoli.

O posto itinerante da Adefal é destinado para atendimento exclusivo de portadores de deficiência e deverá funcionar pelos próximos 30 dias úteis. Manso falou ainda sobre os postos fixos que deverão ser instalados em Bebedouro, no Benedito Bentes, e em uma faculdade particular de Cruz das Almas (Fits). A abertura destes três novos postos, somado ao Fórum que atende os eleitores da 1ª Zona, deverá comportar as quatros Zonas Eleitorais da capital alagoana.

O desembargador não se comprometeu com uma data de abertura do posto de Bebedouro, mas garantiu que este será o próximo a ser aberto e que irá atender aos eleitores do 3ª Zona Eleitoral. O prazo estimado, mas não garantido, de abertura do posto fixo de Bebedouro é a próxima sexta-feira (22). Outra medida que o TRE pretende adotar é dobrar o número de pessoas atendendo à população. De acordo com o técnico do TRE, Henrique Mero, 111 pessoas cedidas pelo Estado e pela Prefeitura deverão integrar o quadro.

O coordenador substituto do Fórum Eleitoral, juiz de direito Maurílio da Silva Ferraz, garantiu que com as novas medidas adotadas pelo órgão os eleitores não terão mais prejuízo. “O sistema de agendamento irá continuar, contudo, os eleitores não enfrentarão filas e, se respeitado o dia do agendamento, após chegar à mesa, o atendimento não deverá ultrapassar dez minutos,” relatou o Ferraz.

O coordenador - que está substituindo o juiz Paulo Zacarias, que está de férias - comentou ainda que os problemas que foram registrados na primeira fase do recadastramento biométrico teve como agravante a ansiedade da população que não observou os prazos divulgados pelo TRE. E que as medidas não foram apresentadas antes por que é necessário um prazo para adaptação de espaço, tecnologia, pessoal e outros fatores que não podem ser executados em curtíssimo prazo. Para Ferraz o respeito ao agendamento será fundamental para garantir o bom andamento da execução dos trabalhos.

Outros postos itinerantes serão abertos para órgão do judiciário. Servidores do Tribunal de Justiça e até da prefeitura deverão se beneficiar com a medida. O juiz também falou sobre a segurança com que os equipamentos têm sido transferidos. “Técnicos de TRE estão recebendo amparo policial sempre que é necessário transferir os equipamentos que fazem parte do kit biométrico,” relatou Ferraz.

Cerca de cinco mil pessoas deficientes são atendidos pela Associação. Um número superior a mil pessoas são atendidas diariamente. O presidente da Adefal, Luiz Carlos Santana, parabenizou o Desembargador pela iniciativa e disse que com a implantação do posto itinerante os deficientes terão facilidade em exercer sua cidadania.

O atendimento na Adefal é de segunda a sexta, em horário comercial.

Fonte: Alagoas 24hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails