domingo, 31 de julho de 2011

Corpo de Bombeiros de Alagoas é sensibilizado para o cumprimento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Corpo de Bombeiros de Alagoas é sensibilizado para o cumprimento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - priorização em situações de emergência e catástrofes
Na última quinta, 28, o comandante do Corpo de Bombeiros de Alagoas, Coronel Neitônio Freitas dos Santos, recebeu a visita da deputada federal Rosinha da Adefal.

O encontro  serviu para a discussão de projetos e assuntos diversos, tanto do interesse das pessoas com deficiência, quanto do interesse da corporação.

O principal assunto discutido foi a necessidade de que o Corpo de Bombeiros de Alagoas dê cumprimento art. 11 da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, tratado internacional da Organização das Nações Unidos (ONU), que hoje, no Brasil, tem força de Constituição, como se dela fizesse parte, nos termos do art. 5º, §3º, da CF/88.

As discussões, planejamentos e medidas preventivas  diante de situações de emergência e de catástrofes climáticas precisam levar em consideração o cumprimento da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que dispõe sobre a necessidade de sua priorização.

A deputada explicou que "é preciso que se considere a necessidade de que tais planos e medidas disponham de previsão de resgate da pessoa com deficiência juntamente com suas ajudas técnicas e tecnologias assistivas, que caso abandonadas trarão prejuízos irreparáveis para a vida diária das pessoas com deficiência".

"Salvar um tetraplégico sem a sua cadeira de rodas, feita sob medida, é condená-lo ao confinamento, em uma cama, e diminuir consideravelmente sua expectativa de vida.  O mesmo se diz de uma pessoa com deficiência visual, quando privada do seu cão-guia, entre outras situações que constituem dano irreparável à autonomia da pessoa com deficiência.  E aqui não estamos falando de prejuízos patrimoniais, mas de redução de expectativa de vida", evidenciou a deputada.

Rosinha se informou sobre o conteúdo dos cursos de preparação da corporação, e se disponibilizou para realizar palestras sobre o tema e também para indicar nomes de especialistas renomados que possam trazerm informações técnicas sobre o tema.

O comandante considerou oportuna a atitude da deputada, uma vez que está se iniciando o Curso de Salvamentos Especiais, mais conhecido como “Águias”, e se comprometeu a repassar, de imediato, o conteúdo do documento entregue pela deputada aos responsáveis pela formação, que terão a responsabilidade de incluir essa ação na grade curricular.

O segundo assunto abordado foi "ações e projetos de paradesporto em Alagoas". 

A deputada  parabenizou um militar que integra a corporação, o Subtenente Marcelo Gualberto, que já desempenha ações na modalidade paraolímpica chamada “vôlei sentado”, e desempenha o Projeto “Alagoas Voleibol Paraolímpico”, cujos pilotos estão em vias de implantação nos municípios alagoanos de Maribondo, Joaquim Gomes, São Miguel dos Campos e Rio Largo, tendo como referência as associações de pessoas com deficiência física com sede nos referidos municípios (Adefimar, Adefijog, Adefismic e Adefril).

O interesse da deputada é ampliar o projeto, envolvendo mais municípios e outros integrantes da corporação.  O comandante Neitônio mostrou interesse em firmar parceria nessa ação social, informando que irá encaminhar o pedido da deputada, determinando prazo para a apresentação do projeto, já com as alterações necessárias para que ele deixe de ser uma iniciativa individual para passar a ser uma ação desenvolvida em nome do Corpo de Bombeiros de Alagoas.

Rosinha da Adefal salientou outras iniciativas da corporação, que incluem a pessoa com deficiência, por meio de projetos como a "Corrida do Fogo" e o "Desafio 24 Horas", este último, tendo a própria deputada como competidora na modalidade natação, esporte no qual se destacou em índices nacionalmente reconhecidos.

Na ocasião, também foi discutida a PEC 300 e os pedidos de anistia dos militares.

O comandante apresentou projeto da corporação, com propostas de melhoria de suas coordenadorias municipais, que preparam homens e o  próprio município para tomar as primeiras decisões no momento de alguma catástrofe, reduzindo assim os estragos causados pelos acidentes naturais.

"O município já conhece os seus habitantes, sabe as zonas de risco e quem necessita de um salvamento diferenciado, como é o caso das pessoas com deficiências, o que vai ajudar na hora de iniciar qualquer atividade de resgate", disse o comandante Neitônio.

Por fim, foi solicitado pelo comandante o empenho da deputada para a construção de uma creche voltada ao pessoal da corporação, bem como à própria comunidade circunvizinha.  A deputada solicitou a elaboração de um projeto, para que o pedido lhe seja encaminhado formalmente, para análise.

Fonte: Assessoria do Gabinete da Deputada Rosinha da Adefal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails