quarta-feira, 8 de junho de 2011

PARCERIA QUE FACILITARÁ A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO NOS MUNICÍPIOS DO INTERIOR DE ALAGOAS.

Por iniciativa da Deputada Rosinha da Adefal, nesta última sexta-feira, 3, foram acertados os últimos detalhes da parceria a ser firmada entre o Serviço Nacional da Indústria em Alagoas (Senai/AL) e a Federação de Entidades de Deficientes Físicos de Alagoas (Fedefal), em prol das pessoas com deficiência que reside nos municípios do interior do Estado de Alagoas.

Esta parceria, inédita no Estado, permitirá a oferta de curso de qualificação profissional para as pessoas com deficiência, sem que precisem se deslocar da cidade onde moram até a capital, ou os grandes centros alagoanos.  Nesta primeira etapa do projeto, os municípios beneficiados serão os que possuem sede de associação filiada à Fedefal.  São 38 municípios.

A grande novidade é que o Senai/AL passará a ofertar os seus cursos de qualificação no interior do Estado, com vagas gratuitas para pessoas com deficiência, mesmo em municípios onde não possua unidades de ensino.

Para isso, será utilizado o container que permite e realização de aulas, mesmo em locais onde não há estrutura física adequada.  Atualmente, para se beneficiar deste programa de gratuidade, as pessoas com deficiência tem que se deslocar para as cidades que possuem unidades do Senai.

“Qualquer pessoa, com qualquer deficiência, poderá se agregar às turmas que serão montadas.  Mas os principais beneficiados com esta parceria serão as pessoas com deficiência física, de baixa renda, e que residem no interior do Estado, já que é grande a dificuldade de locomoção que enfrentam, em razão da falta de acessibilidade nos transportes e vias públicas”, disse a Deputada Rosinha.

Após firmarem a parceria, os dirigentes das associações passarão por oficinas de trabalho, onde irão compreender o funcionamento do programa, bem como irão receber orientação para mapear os setores da economia onde se encontram as maiores demandas dos municípios em que são sediados.

Esta etapa, de traçar o perfil econômico de cada município, é essencial, pois orientará a oferta dos cursos, e será conduzida pela advogada Rita Mendonça, que é consultora em inclusão social e direito ao trabalho. 

Nívia Andrade, Assessora em Educação e Representante Regional do Programa de Ações Inclusivas do Senai em Alagoas (Psai-Senai/AL), vê a parceria com bastante otimismo.  “Após a conclusão do curso, a pessoa com deficiência terá o seu currículo integrado ao banco de dados mantido pelo Senai, no projeto que denominamos Alagoas Inclusiva.  Por meio desse banco de dados, os empregadores podem acessar, pela grande rede, currículos de profissionais com deficiência que foram qualificados nesta parceria, podendo convocá-los de forma rápida e segura.  Mais do que qualificar, nosso objetivo é a efetiva inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”.

“Empresas que precisem preencher a cota de pessoas com deficiência, e tenham demandas específicas, podem procurar a Fedefal, bem como as associações dos municípios, para sugerir e colaborar com a construção do perfil que iremos traçar dos municípios, de forma a garantir que os cursos ofertados contemplem as suas necessidades específicas”, afirmou João Ferreira, Presidente da Fedefal.

“Nosso objetivo, com este mapeamento prévio, é que as pessoas sejam capacitadas para profissões que correspondam à demanda do município onde residem. Experiências anteriores já nos mostraram que é necessário que haja sintonia entre os cursos ofertados e as demandas locais por mão-de-obra. De outra forma, as pessoas com deficiência são capacitadas, mas continuam desempregadas,  o que é desestimulante”, esclareceu Rita Mendonça.

A previsão é de que até o dia 15 de julho o grupo esteja com o relatório pronto, que será entregue ao Senai para orientar a oferta dos cursos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Gabinete da Deputada Rosinha da Adefal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails