sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mais uma versão da feira camponesa em Maceió

Começou ontem, 9, a XIV Feira Camponesa organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL). 

Realizada na Praça Afrânio Jorge, mais conhecida como Praça da Faculdade, localizada no bairro do Prado. Além do comércio de alimentos agrícolas, também estão sendo vendidos animais, mel, doces e artesanatos produzidos por assentados de 15 municípios alagoanos.

Cerca de 200 toneladas de alimentos deverão ser comercializados nos próximos dias. Para o secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, a feira é a comprovação da importância dos assentados para a economia e a agricultura alagoana. “Ações como esta servem para desvencilhar o estigma negativo criado sobre a reforma agrária,” avaliou Machado.

O coordenador da CPT-AL, Carlos Lima, falou sobre os oito anos de existência da feira e destacou o crescimento acentuado da atividade que agora acontece duas vezes por ano. “Lembro que na primeira feira nós nem sabíamos se iria dar certo. Começamos com 25 barracas e hoje já são 95, mais de 90 produtos e 20 áreas da reforma agrária.”, relatou Lima.

Lima aproveitou a presença do Diretor Nacional do Incra para pontuar as principais dificuldades dos assentados. “Atualmente as péssimas condições das estradas que ligam as cidades aos assentamentos é um grande problema. A eletricidade é outro entrave, pois os projetos são adaptados para a realidade do campo. A eletricidade dos assentamentos é monofásica, não atendendo as necessidades dos trabalhadores rurais. Por esta razão entregaremos uma pauta de reivindicação à Eletrobras, informou Lima que espera, após a entrega da pauta, que a companhia solucione o problema afastando a possibilidade de invasão do prédio, opção estudada pelos integrantes do CPT.

Atualmente 75% do que é produzido pelos assentados alagoanos é consumido pelo próprio Estado e usada principalmente nas merendas das escola públicas. A feira funcionará entre os dias 9 e 11 deste mês, das 6h às 11h30. Também está programado o acontecimento de apresentações artísticas e culturais. 
 
Fonte: Alagoas 24hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails