segunda-feira, 20 de junho de 2011

Convênio amplia acesso de pessoas com deficiência a cursos do Senai

Este projeto foi idealizado por mim. Agradeço à Nívia Andrade, à João Ferreira,  à Luiz Carlos Santana, à Deputada Rosinha da Adefal, à equipe do gabinete da deputada e à todos os represenntantes de entidade que compareceram ao evento:

Um número significativo de pessoas com deficiência deixa de estudar e de se qualificar para o mercado de trabalho por causa da dificuldade de transporte e de acessibilidade aos locais das aulas. Essa situação gera, ao mesmo tempo, angústia em pessoas que têm potencial de produzir, mas não são aproveitadas no mercado de trabalho, e transtorno às empresas que são multadas por não cumprirem suas cotas de contratações de deficientes por falta de mão de obra capacitada.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que já desenvolve um programa de qualificação profissional para inclusão de pessoas com deficiência mercado de trabalho, ampliou a parceria através de convênio com 38 entidades que prestam assistência a pessoas com deficiência na capital e no interior de Alagoas, todas filiadas à Federação das Entidades de Pessoas com Deficiência Física do Estado de Alagoas (Fedefal).

Após realizar pesquisas de mercado e identificar as necessidades de cada região contemplada, o Senai vai levar os seus cursos aos municípios, e os beneficiários não precisarão mais se deslocar a Maceió para serem capacitados. “Infelizmente, nossas cidades cresceram sem planejamento e, se o deslocamento já é difícil para quem não possui limitações físicas, imagine para as pessoas com deficiência. Essa iniciativa vai contribuir com a melhoria da qualidade de vida de todos”, afirmou Marben Loureiro, diretor regional do Senai.

“O Senai já desenvolve atividades específicas para este público, por meio do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), que já apresenta números significativos nestes oito anos em que foi implantado. No entanto, sentimos a necessidade de ampliar este trabalho, por isso firmamos este convênio”, disse Nívia Andrade, assessora de Educação do Senai em Alagoas.

A deputada federal Rosinha da Adefal destacou a importância do convênio com o Senai para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e lembrou a parceria de longos anos com o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Alagoas que também por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi) desenvolve atividades em benefício deste público. Acompanharam a assinatura, que aconteceu na última sexta-feira (17) na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, o presidente da Fedefal, João Ferreira e da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Alagoas (Adefal), Luiz Carlos Santana, além de representantes das entidades parceiras.

Fonte: Ascom da Casa da Indústria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails