quarta-feira, 15 de junho de 2011

Comissões da Câmara vão abolir uso de papel na divulgação de atas e pautas

As comissões da Câmara vão abolir gradualmente o uso de papel em grande parte dos seus trabalhos até novembro, quando a maioria dos documentos analisados nas reuniões será disponibilizada apenas pelo computador. Um programa de informática foi criado para facilitar o acesso dos deputados aos serviços digitais da Casa, como a tramitação de propostas. O novo serviço será usado especialmente na divulgação da pauta das reuniões das comissões.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática é a primeira a adotar a prática. O presidente do colegiado, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), informou que até outubro o uso de papel na divulgação de pautas e cópias de atas, por exemplo, será definitivamente abolido no colegiado. "É um grande passo que nós damos no sentido da sustentabilidade e da redução de custos", ressaltou.

Agilidade
A chamada pauta eletrônica, por exemplo, serve para acompanhar a tramitação das propostas e acessar dados necessários ao trabalho parlamentar. Tudo é feito numa tela de computador sensível ao toque, fixada nas mesas dos deputados.

O coordenador de engenharia de sistemas do Centro de Informática da Câmara, Robson Coutinho, disse que a ideia é usar a tecnologia para agilizar e facilitar o trabalho dos parlamentares: "O deputado pode ter acesso não só ao item da pauta que está sendo discutido, mas também ver os próximos itens. Às vezes ele está em uma reunião, mas é relator de um projeto que está na pauta de outra comissão, então ele pode ver a pauta dessa outra. O sistema permite essa agilidade."

Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails