domingo, 1 de maio de 2011

Seis cidades alagoanas em estado de emergência, em razão das chuvas dos últimos dias

Vi uma matéria na TV, há algumas semanas, onde um meteorologista explicava que as fortes chuvas em Alagoas ainda não significavam a chegada do inverno, mas eram provenientes de um frente que via da África.

O que nos preocupa é que já estamos bastante afetados. E a previsão é de que o inverno será rigoroso.

Em matéria publicada no Alagoas 24hs, foi dito pelo coronel Gilson Romeiro – da Defesa Civil Estadual – seis municípios já se encontram em estado de emergência por conta das chuvas que caem em Alagoas neste fim de semana. O coronel destaca que já há o registro de pelo menos 200 famílias desabrigadas, mas que os números ainda não foram fechados em sua totalidade.

Em virtude da situação, o coronel ressaltou que os quartéis da Polícia Militar de Alagoas e do Corpo de Bombeiros, em todo o Estado, já estão sendo orientados a receber doações da população que deseje ajudar os desabrigados. “Estamos abrindo espaço para recebimento de doações e trabalhando junto aos municípios”, destacou o coronel.

Devido à intensidade das chuvas, já são registrados alagamentos e deslizamento de barreiras em todo o Estado. Em Maceió, dois deslizamentos foram registrados na manhã de hoje, 30, mas sem feridos. Em Alagoas, há o registro de uma morte ligado às chuvas.

Estão em situação de calamidade as cidades de Novo Lino, Colônia Leopoldina, Jundiá, São Luiz do Quintunde, São Miguel dos Milagres e Campestre. O presidente da Associação dos Municípios Alagoas, prefeito de Paripueira, Abraão Moura, também trabalha junto à Defesa Civil no levantamento de dados.

Moura destaca que ainda não se tem um número do total de desabrigados e diz que este levantamento já está em andamento. Só em Jundiá, há o registro de pelo menos 150 famílias desabrigadas. De acordo com Gilson Romeiro, os desalojados e desabrigados estão sendo conduzidos a prédios públicos – como escolas – casas de parentes e amigos, ou até mesmo residências locadas. 

A previsão é de que o fim de semana seja de chuva intensa em Alagoas, o que vem se cumprindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails