terça-feira, 26 de abril de 2011

Ato de lançamento da Campanha "Intérprete de Libras não é só vocação; valorize esta profissão"

A Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Congresso Nacional tem a honra de convidar Vossa Excelencia para participar do Ato de Lançamento da Campanha: Intérprete de LIBRAS Não é Só Vocação, Valorize Essa Profissão.


ATO DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA: INTÉRPRETE DE LIBRAS NÃO É SÓ VOCAÇÃO, VALORIZE ESSA PROFISSÃO!


26 de Abril, às 17:30 – Plenário 16 da Câmara  Federal  - Brasília-DF

PROGRAMAÇÃO:
Proposta de Composição de Mesa:
Senador Cristovam
Senador Lindberg Farias
Senador Rodrigo Rollemberg
Deputada Rosinha da Adefal
Deputada Erika Kokay
Deputado Oziel Oliveira
Michel Platini – Presidente do Sindicato dos Intérpretes de LIBRAS de Brasília – DF

JUSTIFICATIVA:

          De acordo com o IBGE, mais de 2,5% da população brasileira possui alguma deficiência auditiva, tornando cada vez mais importante a atuação do profissional Intérprete de Língua de Sinais Brasileira – LIBRAS. A presença desses tradutores é determinante para que um surdo consiga acompanhar uma aula, seja atendido adequadamente numa consulta médica, registre uma ocorrência policial ou utilize qualquer outro serviço básico usado por uma pessoa sem deficiência auditiva.

           Mesmo desempenhando função tão importante, o Profissional Intérprete de LIBRAS sofre com péssimas condições de trabalho, salários baixos, falta de reconhecimento profissional, embora já exista a lei 12.319 de 1° de Setembro de 2010 esta que regulamenta o exercício da profissão de Tradutor e Intérprete de LIBRAS. 
 
           Agora, com o objetivo de mudar essa situação, o Sindicato dos Tradutores, Guias-Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais do DF - SINPROLS decidiu criar a Campanha de Valorização Profissional dos Intérpretes de LIBRAS, essa que adota o lema de conscientização: “Intérprete de LIBRAS não é só vocação, valorize essa profissão!”

           Essa campanha tem como objetivo principal visibilizar a atuação desses profissionais tão importantes para o exercício da acessibilidade. Também buscar melhores condições de trabalho, melhores salários, piso inicial, reconhecimento, direito a opinião e outros direitos conferidos a outras categorias profissionais e negados aos Intérpretes de LIBRAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails