sexta-feira, 11 de março de 2011

Oportunidade de qualificação no Senac-AL (cursos gratuitos para pessoas com deficiência)

A inclusão de pessoas com deficiência nas empresas tem aumentado a cada ano. Isso se deve à criação da Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91) – que obriga as empresas com mais de 100 empregados a preencherem de 2% a 5% das vagas com PcD – e ao aumento dos programas de Responsabilidade Social dentro das empresas.

Contudo, muitas famílias preferem que as pessoas com deficiência não sejam inseridas no mercado de trabalho, o que torna ainda mais difícil para os empresários encontrarem profissionais com deficiência aptos a assumir as vagas disponíveis. Dados do IBGE revelam que existem cerca de 25 milhões de pessoas com deficiência no Brasil. Desse número, apenas nove milhões estão incluídas no mercado de trabalho.

Ampliando seu compromisso com a educação profissional de qualidade, o Senac Alagoas lança novo edital do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e mantêm abertas, até o próximo dia 15 de março, as inscrições para o processo seletivo que oferece 1012 vagas em cursos gratuitos distribuídos entre as cidades de Maceió, Arapiraca, Tanque d'Arca, Delmiro Gouveia, Penedo, União dos Palmares, Rio Largo e Maragogi. O programa destina-se a pessoas de baixa renda – cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse 2 salários mínimos federais e as inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pela Internet, no site do Senac Alagoas (http://www.al.senac.br/).

Dentro da programação, que oferece vagas em diversos cursos, como o de Camareira em Meios de Hospedagem, Frentista, Auxiliar Administrativo, Manicure e Pedicure, Vendedor, Balconista de Farmácia, Massagista, Operador de Computador, Agente de Viagens, Depilador, Cabeleireiro Assistente, Padeiro/Confeiteiro, Garçom, Operador de Telemarketing, Promotor de Vendas, Recepcionista, entre outros, também podem concorrer candidatos Portadores de Necessidades Especiais.

"A inclusão social é um dos compromissos do Senac. Sabemos da urgência em qualificar as pessoas com algum tipo de necessidade especial. Afinal, o mercado de trabalho precisa absorvê-las, como determina a lei", diz Telma Ribeiro, Diretora Regional do Senac Alagoas, ao citar o exemplo de uma parceria firmada entre o Senac, a Associação dos Cegos de Alagoas (Acal) e a Secretaria Estadual de Educação para capacitar, gratuitamente, pessoas com deficiência visual no curso de Massagista. "O curso está dentro da programação do PSG e segue as orientações do edital. Todo o conteúdo das aulas será repassado para o código Braile, o sistema de leitura que utiliza o tato para identificar as palavras", destacou a Diretora. Mais informações: (82) 2122.7801 e 0800 082 2005.


Fonte: Ascom Senac-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails