quinta-feira, 10 de março de 2011

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em alguns lugares do país, luzes azuis serão acesas, como forma de promover a conscientização e sensibilização para a inclusão. Seminário sobre Autismo é tema na Secretaria.
 
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência aderiu, no ano passado, à Campanha em prol das pessoas autistas, no dia 2 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, acendendo luzes azuis em seu prédio, localizado na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, São Paulo, SP.

Neste ano, luzes azuis iluminarão o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, além da Ponte Estaiada, em São Paulo, e vários outros monumentos e prédios. É uma forma de chamar a atenção para o tema e mostrar a necessidade de promover conscientização da sociedade e sensibilização para a inclusão de todas as pessoas com deficiência, inclusive as autistas.

O Dia Mundial do Autismo
O Dia Mundial do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. O primeiro evento foi realizado em 2 de abril de 2008 com participação do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.
No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

II Seminário Paulista de Autismo - "A realidade do Transtorno do Espectro do Autismo"

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo em parceira com o Movimento Pró Autista e apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência,  realizará no sábado de 26 de Março de 2011, o II Seminário Paulista de Autismo - "A realidade do Transtorno do Espectro do Autismo", das 8h00 às 15h. O evento acontece no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo.

O objetivo do seminário é despertar a sensibilização pela realidade do Transtorno do Espectro do Autismo, acerca de diagnóstico, assistência e formas de tratamento, nos seguintes tópicos:
1) Crianças e Adolescentes
·  Centros de Referência (Diagnóstico e Tratamento)
·  Educação Inclusiva (Pedagogia Especializada)
·   Atividades Poliesportivas (Esportes e Lazer)
2) Autistas adultos
·   Centros de Convivência por região (período integral)
·   Moradia Assistida / Terapêutica (Zona Rural e Urbana)
·   Atividades Poliesportivas (Esportes e Lazer)
3) Programa "Cuidar de quem cuida"
·   Apoio Psicológico e Assistencial aos Cuidadores
·   Capacitação de Profissionais / Cuidadores
·   Terapia Comunitária Familiar

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:
08h00 - Recepção e Café de acolhimento

08h30 - Abertura e Composição da Mesa

08h45 - Acolhimento da Secretária Doutora Linamara Rizzo Battistella

09h00 - Apresentação do Movimento Pró Autista

09h30 - Palestra: A Realidade do Autismo no Brasil
Palestrante
: Dr. José Salomão Schwartzman, Médico Neurologista da Infância e Adolescência e Professor de Medicina no Mackenzie

10h00 - Palestra: Abordagem lúdica do paciente autista para o tratamento odontológico: "Como fazer, quem procurar, dicas de higiene oral e prevenção" Palestrante: Dra Adriana Gledys Zink, Cirurgiã Dentista Especialista em Pacientes com Necessidades Especiais

1
0h30 - Palestra: Educação Inclusiva para alunos com autismo
Palestrante
: Professor Romeu Kazumi Sassaki - Consultor de Inclusão Social

11h00 - Debate das Palestras - período da manhã
11h30 - Coffee Break
12h30 - Palestra: A importância do suporte às famíliasPalestrante: Manuel Vasquez Gil  -Doutor em Psicanálise Clinica, Pesquisador e Terapeuta Familiar.
13h00 - Palestra: Moradia Assistida e Centros de ConvivênciaPalestrante: Paulo José Hillhouse Figurelli - Ex-facilitador de pessoas com deficiência intelectual em instituição na Inglaterra
13h30 - Palestra: O papel das instituições e órgãos públicos na defesa dos direitos das Pessoas com autismo e seus familiaresPalestrante: Dra. Renata Flores Tibyriçá - Defensora Pública do Estado de São Paulo
14h00 - Debates das Palestras - período da tarde
14h30 - Encerramento - Ações do Dia Mundial do Autismo  /  Vídeo sobre 2 de abril
Palestrante: Francisco Paiva Jr.  -  Jornalista e Editor-chefe da Revista Autismo.
Público-alvo:
Pais, familiares, profissionais, parlamentares, estudantes e sociedade em geral.
Participação:
Será fornecido Certificado de Participação no encerramento do evento.
Informações:
(11) 8274-0019 (Ana Ruiz)  ou  (11) 8111-0037 (Kelly)
Inscrições gratuitas pelo e-mail: mpa@movimentoproautista.com.br
Sobre o autismoO autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. Uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente. Algumas crianças  autistas apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sério atraso no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes; outros, presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação da doença também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo.

Um dos mitos comuns é de que todas as pessoas com autismo vivem em seu mundo próprio, isolados, interagindo apenas com o ambiente que criam; isto não é verdade, segundo especialistas. Se, por exemplo, uma criança autista fica isolada em seu canto observando as outras crianças brincarem, não é porque ela está desinteressada dessas brincadeiras ou porque vive em seu mundo. Simplesmente ela tem dificuldade de iniciar, manter e terminar adequadamente uma conversa. 

Fonte: email de divulgação que circulou pela lista de discussão "surdos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails