terça-feira, 30 de novembro de 2010

Quem responde às mulheres - progresso das mulheres do mundo em 2008-2009 - download gratuito.

Para baixar o relatório do Progresso das Mulheres do Mundo em 2008-2009 é só clicar aqui.

Para conhecer melhor do que trata o relatório, leia o prefácio do Relatório do Progresso das Mulheres do Mundo, assinado por Ines Alberdi, Diretora Executiva da Unifem - ONU, reproduzido abaixo.

"As últimas décadas registaram avanços importantes em termos de compromissos para com os direitos das mulheres, tanto a nível nacional como mundial.
Contudo, estes compromissos nem sempre são traduzidos em acções concretas. Para demasiadas mulheres, a pobreza e a violência são factos do seu cuotidiano enquanto lutam pelo acesso à igualdade de direitos com os homens — no trabalho, família e em relação à propriedade, assim como no acesso aos recursos e serviços públicos.
O relatório Progresso das Mulheres do Mundo de 2008/2009 dá um exemplo de como as mulheres estão a exigir responsabilização para que sejam traduzidos em acção os compromissos que visam a promoção da igualdade de género e dos direitos das mulheres por parte de governos nacionais, sistemas jurídicos e de execução da lei, de funcionários e prestadores de serviços, bem como de organismos internacionais.
Segundo uma perspectiva de direitos das mulheres, a responsabilização existe quando todas as mulheres conseguem obter explicações dos indivíduos no poder para as acções que as afectam, e têm capacidade para aplicar as respectivas medidas correctivas quando os responsáveis não asseguram a promoção dos seus direitos.
Os defensores da igualdade de género têm marcado posição na linha da frente dos esforços para democratizar as relações de poder em instituições privadas e informais, bem como na esfera pública. Na verdade, este relatório demonstra que os esforços das mulheres no sentido de expor a injustiça com base no género e exigir reparações têm mudado a nossa forma de pensar no que diz respeito a responsabilização.
A responsabilização não pode resultar apenas de pressões da vertente da procura. O relatório Progresso das Mulheres do Mundo de 2008/2009 apresenta exemplos inovadores de países e instituições internacionais que estão a tomar medidas para aumentar a vertente da oferta da responsabilização. Isto implica mudanças que tenham em conta o género nos mandatos, práticas e culturas destas instituições para garantir que existem incentivos e consequências para o cumprimento dos seus compromissos para com os direitos das mulheres. 

Este relatório apresenta um quadro para a compreensão da responsabilização segundo uma perspectiva de género e aplica-o a diferentes contextos nos quais a responsabillização determina o acesso das mulheres aos recursos e ao poder: política, serviços públicos, mão-de-obra e mercados comerciais, sistemas judiciários e instituições de ajuda internacional e segurança.
É desde o ano 2000 que as mulheres dispõem de um compromisso global face ao qual podem medir o avanço na promoção de capacidade de resposta às mulheres: a Declaração do Milénio e os seus Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. A igualdade de género é fulcral para o alcance dos ODMs. O alcance dos ODMs depende cada vez mais das mulheres terem acesso a investimentos de desenvolvimento para a educação e saúde, poderem participar no mercado numa base de igualdade com os homens e poderem participar nos processos de tomada de decisões públicas a todos os níveis.
Este relatório expõe a fundamentação lógica para uma nova ordem de trabalhos que vise a responsabilização em matéria de direitos das mulheres e de igualdade de género. Apresenta provas não apenas de uma falta de responsabilização mas também de iniciativas promissoras de governos e da sociedade civil e de reformas institucionais, que reforçam a responsabilização perante as mulheres".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails