quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Não perca, hoje a noite, apresentação de Guerreiro no Projeto Engenho de Folguedos

Para caprichar nos passos e seguir o comando do mestre é preciso fôlego, disposição e muito treino. Por isso, o Guerreiro Campeão Treinado, da Chã da Jaqueira, é a grande atração do projeto Engenho de Folguedos desta quarta-feira (22), às 20h, nos Jardins do Palácio República dos Palmares.


A história com o guerreiro começou em 1990 e era chamado de Barreira Pesada, que hoje é comandado pela filha do Mestre Nivaldo, em Girau do Ponciano. Há cinco anos fundou na capital seu próprio grupo. José Cícero, o filho do meio conhecido como Cicinho, é artesão e cuida da customização dos chapéus, além de coordenar o guerreiro Campeão Treinado.

“A maior parte dos integrantes são membros da família”, contou Cícero, ressaltando que o grupo é formado por 25 pessoas. Eles dançam ao ritmo da zabumba, da sanfona e do pandeiro com passo firme. As roupas enfeitadas com fitas multicoloridas, espelhos, lantejoulas, imitando a nobreza colonial, são um espetáculo à parte.

Mestre Nivaldo traz nas cantigas sua história de vida. “Com oito anos comecei a cantar, e viajei com minha Assunção. Eu já completei 78 anos, ainda canto guerreiro e canto com animação”, diz o trecho da música ‘A gente é filmado na Televisão’.

O projeto Engenho de Folguedos é uma realização da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal) em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que este ano agraciou José Cícero Abdias com o título de Mestre no Registro de Patrimônio Vivo, assim como o pai fora, em 2005. Cada apresentação conta com um folguedo diferente, com participações especiais de artistas locais, além de comidas típicas.

“A volta do Engenho foi muito bom para divulgar o nosso trabalho, que é manter o forte da tradição alagoana, o guerreiro”, afirmou Cicinho. O Projeto Engenho de Folguedos acontece todas as quartas-feiras, sempre às 20h, nos Jardins do Palácio República dos Palmares, Centro.

A entrada é gratuita. Vale lembrar que o Museu Palácio Floriano Peixoto permanece aberto à visitação de terça a domingo. Mais informações pelo telefone (82) 3315-7866.

Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails