segunda-feira, 24 de maio de 2010

Conheça o saudoso Grupo Terra.

Grupo Terra foi fundado em 1975, sendo composto só por músicos alagoanos.

Tinha as suas composições voltadas para o regionalismo e na cultura popular, realizando pesquisas na busca e valorização dos poetas e compositores alagoanos.

Apresentou-se pela primeira vez, no altar do Convento de São Francisco durante o Festival de Verão, realizado em Marechal Deodoro. Em seguida, participou de outros Festivais, tendo como destaque, os Universitários de 1989 e 1990 promovidos pela UFAL, os de Verão, os de São Cristóvão, em Sergipe, os da Rádio Difusora de Alagoas.

Todas as músicas gravadas e defendidas pelo Grupo Terra tinham como tem: o povo sofrido do campo, as questões políticas, além de chamar à atenção dos Òrgãos Culturais, sobre a necessidade de preservar a nossa história, através da manutenção dos inúmeros prédios e monumentos históricos, que estavam em total abandono.

Em 1978 o Grupo Terra, gravou o 1º LP, lançado em nível nacional pela Warner Bandeirantes do Nordeste. Três músicas desse disco fizeram parte de trilha sonora das novelas: O MEU PÉ DE LARANJA LIMA - Maria Fumaça e Noite Sertaneja - de autoria de Chico Elpídio, Paulo Renault e Eliezer Setton e Marcondes Costa, respectivamente, e em ROSA BAIANA - Literatura de Cordel – José Cavalcante e Marcondes Costa, ambas apresentadas pela TV Bandeirantes.

Conheça a música do Grupo Terra clicando aqui.

Texto do Turismólogo e Produtor Cultural Ernani Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails