sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Prêmio Jovem Cientista está com as inscrições abertas

Reconhecida como uma das mais importantes premiações científicas da América Latina, o Prêmio é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Gerdau e a Fundação Roberto Marinho (FRM). O tema da 24ª é “Energia e Meio Ambiente - Soluções para o Futuro”. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho.

Essa edição desafia estudantes e pesquisadores a reduzir os impactos ambientais causados pelo consumo de energia. O objetivo é desenvolver o uso de fontes alternativas, estimulando sua produção e consumo sustentável. Atualmente, quase 55% da energia consumida no Brasil vêm de fontes não-renováveis, como o petróleo e o gás natural.

Cinco categorias serão premiadas: Graduado; Estudante de Ensino Superior; Estudante de Ensino Médio; Orientador e Mérito Institucional. Há ainda Menção Honrosa para um pesquisador com título de doutor que tenha se destacado na área relacionada ao tema do Prêmio. A vencedora da última Edição, na categoria Estudante do Ensino Médio, Júlia Soares Parreiras, com a pesquisa “Educação para Prevenção: uma Alternativa para Melhoria da Qualidade da Água e das Condições Sanitárias de Comunidades Carentes” ressalta a importância de participar de um projeto científico logo no ensino médio.

“Ser agraciada por um prêmio de nível nacional, me incentivou ainda mais a desenvolver e participar de projetos científicos que buscam respostas para os problemas vivenciados pela sociedade. A possibilidade de divulgação dos nossos resultados através do Prêmio também foi muito importante, pois é nesse ponto que a ciência tem a possibilidade de aplicar seus produtos tecnológicos para resolver as questões da realidade”, afirma a estudante. Já Sheila Regina dos Santos Pereira, primeira colocada na categoria Graduado da edição passada, destaca o incentivo para seguir a carreira acadêmica de cientista. “Atualmente estou fazendo o mestrado em Estatística na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) devido à bolsa de mestrado que ganhei”.

Nas categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior as linhas de pesquisa são: fontes alternativas de energias não poluentes; exploração racional de recursos energéticos (biomassa, carvão mineral, petróleo); impacto sócio-ambiental da geração de energia hidroelétrica e da produção de biocombustíveis; controle da emissão de poluentes e efeito estufa no setor energético; edificações inteligentes (uso racional de energia e recursos naturais); eficiência das diferentes fontes de energia; uso de sistemas isolados para geração de energia elétrica; ampliação e eficiência do uso de fontes renováveis de energia; produção sustentável de biodiesel; tecnologias energéticas apropriadas a pequenos produtores rurais e com unidades isoladas e impactos da geração de energia nos recursos biológicos e na biodiversidade.

Na categoria Estudante do Ensino Médio, podem se inscrever alunos regularmente matriculados em escolas de ensino médio ou técnicas, com até 25 anos de idade. O total das premiações está estimado em R$150 mil. O regulamento do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do CNPq.

Fonte: Ascom da UFPE, divulgando nota da Assessoria de Comunicação Social do CNPq




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails