quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Exposição Pétalas explora possibilidades no universo da literatura e das artes visuais em Maceió

Transitar entre vários mundos. Transpor idéias. Transmutar-se. Ser sensível ao diálogo entre as formas de arte. Esta é a provocação da exposição "Pétalas", que surgiu do encontro entre a escritora baiana Brisa Paim, com seu livro inédito de poemas "Pétalas para Pedro", e a artista plástica alagoana Karla Melanias, com suas séries de desenhos de pastel seco e carvão sobre papel e tela. A exposição ocorre de 7 a 24 de janeiro, no Museu Théo Brandão, e conta com o apoio é da Pró-Reitoria de Extensão - Proex, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.
A idéia de trabalharem juntas surgiu quando a escritora e a artista plástica se conheceram, em janeiro de 2009, e perceberam as relações possíveis entre as suas obras. A exposição, de acordo com as autoras, tem como objetivo desconstruir os poemas originais explorando oturas linguagens das artes visuais.
Em “Pétalas”, desenhos, trabalhos gráficos e foto-videoarte reinterpretam e movimentam a literatura de que partem nos espaços do museu, num processo de subversão da matéria-prima original que provoca o público como contraparte necessária do processo criativo.

A abertura será às 19h30 da próxima quinta-feira (07), com a participação do violonista português Carlos Freixo. A entrada é franca
---------
Sobre as autoras:

Brisa Paim - Nascida na Bahia e radicada em Maceió há cinco anos, é escritora e publicou o seu primeiro romance, "a morte de paula d.", vencedor do prêmio Lego de Literatura (2007), pela Edufal em 2009. Também em 2009, teve o seu poema Boca premiado no concurso de Poesia ao Vídeo da III Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas. Alguns de seus contos e poemas já foram publicados em antologias e outros veículos. Além de outros trabalhos literários ainda inéditos, escreveu o livro de poesias “Pétalas para Pedro”, que é enfrentado nesta exposição-instalação.
É graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (2007) e mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal, na especialidade Ciências Jurídico-Filosóficas, com a dissertação intitulada "Considerações acerca das aproximações alegóricas entre Direito e Arte: na tentativa de uma aproximação de autoria juridicamente compromissada" (2009).
Atualmente cursa o doutorado na mesma Universidade, com o estudo "Crise do Direito e viragem literária na perspectiva da alegoria: a convocação da autoria como paradigma interpretativo-realizativo no contexto das aproximações entre Direito e Literatura", em que aprofunda seus estudos acerca da motricidade do "Law in Literature" situando-o no contexto atual de desestabilização de paradigmas e direcionando-se, pela via da realização criativa, para a composição de um duto interdisciplinar específico.

Karla Melanias - Nascida em Maceió, a artista plástica já realizou várias exposições fotográficas em Alagoas, entre coletivas e individuais, como também expôs desenhos na Galeria de Arte Castellana em Madri, na Espanha (2007-2008). Sua última mostra em Alagoas (2008) chamou-se “Reverso” e tratou da representação das dicotomias, contradições e características poéticas de Alagoas, assumindo a subjetividade na representação imagética do olhar autoral. Essa mostra realizou itinerância, sendo inaugurada na Galeria de Arte do Sesi – Pajuçara, e montada também no Memorial da Mulher Ceci Cunha – Arapiraca, e na Biblioteca Central da Ufal.
É graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Alagoas (2004) e mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), na especialidade Antropologia Visual, com a dissertação intitulada “Espelho” de Memória: a fotografia na coleção etnográfica indígena Carlos Estevão de Oliveira, do Museu do Estado de Pernambuco. Publicou parte de sua pesquisa de mestrado no artigo “Coleção Carlos Estevão de Oliveira do Museu do Estado de Pernambuco: a fotografia no colecionismo indígena no Brasil” na revista científica Clio Arqueológica n. 22, pp. 87-107 (2007).
Lecionou Antropologia na Universidade Federal de Alagoas (2006-2008) e atualmente leciona Fotografia e outras disciplinas da área de Comunicação, nos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, na Faculdade Integrada Tiradentes.
Serviço:
O que: Exposição "Pétalas"
Onde: Museu Théo Brandão
Quando: 7 a 24 de janeiro de 2010, no horário de funcionamento do museu
Entrada franca
Contato:
Amanda Nascimento - assessoria - 9307-3062 - amanda.adsn@gmail.com
Karla Melanias - 8857-4028
Brisa Paim - 9306-8862

Fonte: mensagem veiculada por email por Brisa Paim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails