segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Urbanização de favelas: procedimentos de gestão - Livro grátis para download.


Quando estiver navegando, dá um passadinha no site da Habitare (http://www.habitare.org.br/publicacoes_recomendacao_vol4.aspx) e baixa o arquivo que contem essa importante obra, que se trata de um manual de qualificação de assentamentos urbanos degradados.

Esta edição é resultado do projeto apoiado pela Financiadora Estudos e Projetos (FINEP) por meio do Programa de Tecnologia de Habitação (Programa Habitare). A pesquisa permitiu a identificação, o registro e a avaliação de experiências de recuperação de favelas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Os estudos foram realizados por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Católica de Salvador (UCSAL), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com base nos conhecimentos adquiridos, são realizadas análises e recomendações que buscam proporcionar maior qualidade e eficiência em empreendimentos direcionados à urbanização de assentamentos degradados. A meta é oferecer subsídios a formuladores de políticas, a planejadores, projetistas e executores de programas de urbanização de favelas. Há também a expectativa de que o documento chegue a profissionais e estudiosos da área, receba críticas e contribuições, além de promover reflexões e discussões que resultem em novas iniciativas relacionadas ao tema.

Para baixar a obra, pode clicar aqui também e ir direto ao link. São 92 páginas de orientações.

Autores:

Alex Abiko é engenheiro civil, professor titular de Gestão Habitacional e Urbana da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Coordena o Grupo de Pesquisa em Engenharia e Planejamento Urbano do Departamento de Engenharia de Construção Civil - USP. E.mail: alex.abiko@poli.usp.br

Leandro de Oliveira Coelho é engenheiro civil com mestrado em planejamento urbano pela Escola Politécnica da USP. Trabalha como consultor e assessor técnico em projetos de habitação, infraestrutura e saneamento. Atualmente é servidor do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
E.mail: leandro.coelho@poli.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails